quarta-feira, 4 de novembro de 2009

RELATÓRIO PRELIMINAR DOS OBSERVADORES DA UNIÃO EUROPEIA DÁ NOTA POSITIVA A FORMA COMO DECORREU A VOTAÇÃO, CONTAGEM E APURAMENTO

De um modo geral, TODO O MATERIAL NECESSÁRIO PARA A VOTAÇÃO E OS OFICIAS DE VOTAÇÃO ESTAVAM PRESENTES NO MOMENTO DE ABERTURA para assegurar que a votação iniciava à hora marcada e a votação começou, na maioria das mesas de voto, de acordo com o horário estabelecido. No geral, A VOTAÇÃO DECORREU DE UMA FORMA CALMA E O PROCESSO FOI BEM ORGANIZADO. OS PROCEDIMENTOS DE VOTAÇÃO, EM 88% DAS MESAS DE VOTO VISITADAS PELOS OBSERVADORES DA UNIÃO EUROPEIA FORAM CLASSIFICADOS COMO BONS OU MUITO BONS. Os oficias de votação estavam empenhados e em geral actuaram de forma profissional nas mesas de voto visitadas. EFICIÊNCIA NO FLUXO DE VOTANTES NAS MESAS DE VOTO, O USO DE CONTROLO E OFICIAIS DE SEGURANÇA E O SEGREDO DE VOTO, FORAM OUTROS ASPECTOS AVALIADOS PELOS NOSSOS OBSERVADORES COMO BONS E MUITO BONS em 95% das mesas de voto visitadas. Os observadores da União Europeia fizeram uma avaliação muito positiva da administração. Imediatamente após o encerramento da votação, iniciou-se a contagem em todas as mesas de voto perfeitamente à vista dos fiscais de partidos políticos e dos observadores. A CONTAGEM, que se prolongou durante a noite, em todo o país, FOI MAIORITARIAMENTE CONDUZIDA NUM AMBIENTE DE CALMA E ORDEM. Em alguns casos as condições eram difíceis, por exemplo, devido às fracas condições de iluminação. No total, abertura das mesas de voto, votação, encerramento das mesas de voto e contagem foram efectuadas de acordo com os procedimentos. A MOE UE continua a observar a agregação de resultados e seguirá o processo de quaisquer reclamações e recursos antes de pronunciar as suas conclusões finais.
EU Election Observation Mission – Moçambique 2009 Preliminary Statement
Presidential, Legislative and Provincial Assembly Elections
11
A MOE UE DESEJA EXPRESSAR O SEU AGRADECIMENTO AO GOVERNO DE MOÇAMBIQUE, À COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES, AO SECRETARIADO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO ELEITORAL E SOCIEDADE CIVIL, ASSIM COMO AO POVO DE MOÇAMBIQUE PELA SUA COOPERAÇÃO E ASSISTÊNCIA PRESTADA NO DECURSO DA OBSERVAÇÃO. A MOE UE também agradece à Delegação da União Europeia em Moçambique e às missões diplomáticas dos países membros em Moçambique pela assistência prestada durante o processo.
Contacto: Fernanda Abreu Lopes
Missão de Observação Eleitoral da União Europeia em Moçambique
Afrin Hotel (1° Andar) Rua Marquês de Pombal, N° 56 Maputo
Tel: (+258) 21 301781/2/4/7
Fax: (+258) 21 301788 email: info@eueom-mozambique.eu website: www.eueom-mozambique.eu

Ps. 1. O SUBLINHAR É DA MINHA INTEIRA RESPONSABILIDADE.
2. O AGRADECIMENTO EXPRESSADO EM RELAÇÃO AO GOVERNO DE MOÇAMBIQUE, A CNE E AO STAE, MOSTRA QUE ESSAS INSTITUIÇÕES TUDO FIZERAM PARA CONDUZIR ESTE PROCESSO DUMA FORMA JUSTA, LIVRE E TRANSPARENTE. REALCE-SE QUE OS OBSERVADORES DA UE ESTÃO EM MOÇAMBIQUE A CONVITE EXPLÍCITO DO GOVERNO DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE.
3. O SR. TODD CHPMAN DEVE ESTAR DESGASTADO COM ESSE RELATÓRIO.

Sem comentários: