quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PRESIDENTE DA AWEPA FELICITA GUEBUZA

O presidente da AWEPA, Jan Fcholten, enviou uma carta ao PR congratulando-o pela vitória convincente para o cargo de Presidente da República.

Além do Jan Fcholten, Guebuza também recebeu uma mensagem do Primeiro-Ministro do Reino Unido, Gordon Brown, na qual destaca o sucesso no processo eleitoral e faz constar que o seu país desenvolve longas e estreitas relações com Moçambique. “Como um dos maiores doadores e amigo de longa data, espero ansiosamente que o Reino Unido venha a assumir um papel de liderança no trabalho que Vossa Excelência desenvolve para responder aos assuntos de maior interesse para o povo moçambicano”, lê-se na mensagem.

Guebuza continua a receber de vários quadrantes mensagens de felicitação pela sua reeleição ao cargo de Chefe do Estado e pela vitória da Frelimo nas eleições legislativas e provinciais de 28 de Outubro passado.

As felicitações do Presidente da AWEPA, organismo que fez uma observação credível ao processo eleitoral moçambicano, e do primeiro-ministro Britânico vêm provar o quão credível foi o processo eleitoral moçambicano.

Os boletins sobre o processo político moçambicano - BPPM, produzidos pela AWEPA, foram a fonte para a produção de muitos artigos ao nível da blogosfera.

7 comentários:

Anónimo disse...

Missão de Observação Eleitoral da União Europeia diz que há indicação de enchimento de urnas em algumas assembleias de voto nas eleições de 28 de Outubro, pois, a contagem de votos revela discrepâncias entre o número de boletins de votos para cada uma das três eleições e dos resultados anunciados depois da contagem e os que foram afixados publicamente no exterior da assembleia de voto.

Na província de Gaza, a missão tem “dados indicadores de mesas de voto com participação de 100 por cento, ou mais, em 40 mesas de voto e em Tete de 61 mesas de voto, enquanto a Ilha de Moçambique tem duas.

Por outro lado, existe grande número de votos nulos que apresentavam padrões de invalidação intencional, conforme a observação feita pela missão durante o processo de requalificação dos boletins de voto ao nível nacional.

As irregularidades eleitorais constatadas pela missão da União Europeia cobrem 73 distritos
de 11 províncias do país.

Nunoamorim disse...

Caro Anonimo,
segundo o BPPM 32, a missao dos observadores da UE estava a sofrer pressao por parte do do G19 e Uniao Europeia no sentido de criticarem o processo eleitoral.
Segundo o mesmo boletim, o G19 encontraram-se com a chefia da missão de observadores da UE num encontro que por vezes se tornou azedo, com alguns embaixadores dos paises nórdicos a dizerem que os observadores da União Europeia estavam a ser muito complacentes com a CNE.

A minha questoa eh:
que credibilidade tera um relatorio produzido nestas circunstancias?

Nunoamorim disse...

E acrescento:
sere que nao foi um relatorio produzido no sentido de agradar aquele grupo de pressao?

Anónimo disse...

Disse, entretanto, que autorizou a entrega de 400 mil meticais à Escola do Partido Frelimo na Matola, na pessoa do respectivo director, Arlindo Chilundo. Quanto aos outros cinco milhões de meticais também para o mesmo fim, segundo os autos, disse que esta anuência foi decidida entre ele e os administradores António Loureiro, Antenor Pereira e Maria João, não tendo sido emitida qualquer acta sobre a matéria.

Anónimo disse...

o antigo PCA de Aeroportos de mocambique agora em julgamento por corrupcao Disse, entretanto, que autorizou a entrega de 400 mil meticais à Escola do Partido Frelimo na Matola, na pessoa do respectivo director, Arlindo Chilundo. Quanto aos outros cinco milhões de meticais também para o mesmo fim, segundo os autos, disse que esta anuência foi decidida entre ele e os administradores António Loureiro, Antenor Pereira e Maria João, não tendo sido emitida qualquer acta sobre a matéria.

Nunoamorim disse...

Amigo anonimo,
Serah que esse post eh chamado para o tema em analise?

Mesmo assim, acho que so poderemos tirar conclusoes depois do julgamento.

Foi atraves de julgamentos precipitados que o dangerman ficou 8 anos na cadeia e o saudoso Nympine foi linchado psicologicamente.

Nuno

Nelson disse...

Eu disse mano Nuno que no tempo certo as felicitacoes chegariam!!!!!