sexta-feira, 18 de setembro de 2009

MDM AUTO-EXCLUIU-SE DO PROCESSO

Tem-se dito e escrito muita coisa em torno da exclusão do MDM de 9 dos 13 círculos eleitorais.

Após várias leituras e tendo em conta do sucesso recente do MDM que decorreu da estratégia de vitmização do seu lider, cheguei a conclusão que a exclusão do MDM dos nove círculos eleitorais foi resultado duma estratégia programada.

O MDM prevendo a pesada derrota que sofreria em tais círculos eleitoras, em função da fraca representatividade ao nível nacional, decidiu desorganizar os processos e remete-los fora do prazo.

Eles sabiam que assim seriam excluídos e já poderiam aparecer a dizer que foram excluídos pelo Partido Frelimo, através da CNE. Apareceriam mais uma vez, a vista do eleitor, como um coitado. Tentado mais uma vez rogar pela caridade do povo Moçambicano.

Repare-se que nas províncias como, (Sofala, Maputo-Cidade, Niassa e Inhambane), onde achavam que teriam alguma predominância, os processos foram correctamente organizados e remetidos dentro dos prazos.

Se olharmos para o alarido que se criou com a exclusão do MDM reparamos que renasce com este, o sentimento de vítimização, que acompanhou o seu líder desde a sua expulsão da RENAMO, onde não se olha para o facto deste ter pisado ou não a bola, mas sim, para uma vítima, logo, inocente, frágil, por acarinhar, que deve encontrar o alento do povo quando supostamente pisado por grandes.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

30 comentários:

Juvenal disse...

Caro Nuno,
acho que nunca fizeste uma análise tão lúcida em toda sua vida.

Realmente faz todo o sentido...Em Sofala confiam na Cidade da Beira...Em Inhambane confiam em Nova Mambone...Em Niassa confiam na Maria Moreno e na Cidade de Maputo confiam nos "intelectuais" que sairam da Renamo(Mussá, Colaço, etc).

Parabens pela análise.

Juvenal

Anónimo disse...

A politica é um jogo muito complicado, acredito que é mais fácil compreender uma mulher que compreender os actos dos partidos politicos.

Será que os partidos precisam ser assim tão ardilosos?

Anónimo disse...

Qual análise é esta? MDM mexe-vos e só me lembro da propaganda da Frelimo dos anos 80.

Anónimo disse...

Entao juvenal na simbiose de esconvismo. Ontem ouve uma palavra muito linda na Miramae.puxasaquismo

Anónimo disse...

O juvenal qual é o mal em se confiar nestas pessoas,poeque que a MDM vos encomoda mais que aa Renamo

Nunoamorim disse...

Caro Anónimos,
no meu blog cada um é livre de dizer aquilo que pensa. Lutarei sempre para que todos digam o que pensam, mesmo quando dizem coisas com as quais não concordo.

Indo aos vossos posts,
o termo puxasaquismo refere-se a aquelas escovas gastas?...aquelas que puxaram saco da Frelimo, foram puxar sacos do Dhlakama e agora estão a puxar ao Daviz?

Acho piada quando os simpatizantes do MDM passam a vida a criticar a Frelimo e ficam irritados quando são criticados.

Nuno Amorim

Nelson disse...

Anda na imprensa(MAgazine Independente, uma que diz que a Frelimo e a Renamo tambem tiveram as mesmas irregulariedades que resultaram nas exclusao de alguns partidos mas que por razoes ainda por serem explicadas a Frelimo e a Renamo nao viram as suas listas excluidas nessas provincias. Alguem tem mais dados? A veracidade dessa noticia, as razoes dessa "parcialidade" por parte da CNE.
penso que nao estou a fugir do temas!

Nelson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelson disse...

Caro Nuno, vamos “dissecar”um pouco com alguns questionamentos essa tua “excelente análise” que para mim tem mais “sabor” de uma “teoria conspiratória”

Q1 -Porque será que interessa mais a muitos, discutir a exclusão(parcial) do MDM e não dos outro partidos que foram excluídos na sua totalidade?
Essa é uma curiosidade que me tem apoquentado bastante.
”O MDM prevendo a pesada derrota que sofreria em tais círculos eleitoras, em função da fraca representatividade ao nível nacional, decidiu desorganizar os processos e remete-los fora do prazo”.

Tenho tido a opurtunidade de assistir ao Diário de campanha da TVM e essa fraca representatividade não é assim tão evidente como me tentam fazer acreditar.

Q2- Se oque dizes fosse verdade, gastaria o MDM os poucos recursos que tem a fazer campanha nesses círculos elitorais onde “premeditadamente” se desorganizou “em função da fraca representatividade ao nível nacional”?

”Se olharmos para o alarido que se criou com a exclusão do MDM reparamos que renasce com este, o sentimento de vítimização, que acompanhou o seu líder desde a sua expulsão da RENAMO, onde não se olha para o facto deste ter pisado ou não a bola, mas sim, para uma vítima, logo, inocente, frágil, por acarinhar, que deve encontrar o alento do povo quando supostamente pisado por grandes”
Nunca entendi os que olham para Deviz Simango como vítima. Sua expulsão da Renamo foi uma decisão que acho que no fundo Dhlakama está arrepndido de ter tomado. Fora da Renamo Deviz não perdeu nada pois voltou a ser eleito presidente do Municipio da Beira. Há como acreditar que Devis estava melhor na Renamo que está agora. Eu penso que mesmo que Deviz não consiga um único deputado para a A. Da Repúplica, mesmo que consiga apenas 3% de votos nas presidênciais como Dhlakama vaticinou, só o facto de ele ter entrado nessa batalha e ter “provocado” os nervos de certos Moçambicanos, já é uma victória.

Anónimo disse...

Nelson disse :
Anda na imprensa(MAgazine Independente, uma que diz que a Frelimo e a Renamo tambem tiveram as mesmas irregulariedades que resultaram nas exclusao de alguns partidos mas que por razoes ainda por serem explicadas a Frelimo e a Renamo nao viram as suas listas excluidas nessas provincias. Alguem tem mais dados? A veracidade dessa noticia, as razoes dessa "parcialidade" por parte da CNE.
penso que nao estou a fugir do temas!

Amigo nelson a CNE apercebeu-se disso e bloqueio essa informacao do seu site veja no
http://www.stae.org.mz/pages/cne/deliberacoes.php

depois de entrar tenta abrir a ((Deliberação n.º 66, aprovação das Listas definitivas das AP)) , mesmo acima ,vas ver que nao abri ,mas no primeiro dia abria

sobre isso gostaria de ter a reaccao do Nuno

Anónimo disse...

Juvenal disse :Caro Nuno,
acho que nunca fizeste uma análise tão lúcida em toda sua vida.

quando a arte de engraxar sai do nosso controlo ,ate a agua tentamos engraxar.sera mesma a melhor analise de nuno na sua vida .Nuno ja fez muitas outras analises tao bonitas...juvenal na arte descontrolada de engraxar

Anónimo disse...

Nuno e juvenal pq que os vossos blogs concentra-se mais em pessoas .o juvenal abriu um blog apenas para postar uma unica vez uma critica ao todd Sr. Chappman.
http://mocambicanoatento.blogspot.com/

caros amigos devem comecar a usar a vossa mente e nao encosta-la na prostituicao social.se fosse mulheres seriam que nem aquelas meninas feitas protocolos da OJM ,que nas visitas aos distritos acabam fazendo a cama dos chefoes

Nunoamorim disse...

Ilustre Nelson,
agora estou sem tempo. Voltarei para dar o meu ponto de vista em torno das questões por si levantadas.

Abc

Nuno

Nunoamorim disse...

Anónimo,
o que disse ao Nelson é válido para si.
Até ja.
Abc
Nuno

Nelson disse...

Aguardo pacientemente como das outras vezes!

Anónimo disse...

Nelson tentaste abrir deliberacao 66 das listas das provincias no site que recomendei acima! conseguiste?

Nunoamorim disse...

Caro Nelson,
Esta claro que o MDM pode ter representante em alguns pontos, mas não possui uma máquina suficiente para organizar o processo eleitoral ao nivel nacional. Alguém sabe dizer como foram escolhidos os candidatos a deputado pelo MDM? A Frelimo mostrou as eleições internas. A Renamos diz que também fez, mas ninguem as viu...e o MDM?

Utilizando a metodologia por si proposta, vamos ponto a ponto esclarecer o assunto:
Q1. Por aquilo que tenho visto no diário de campanha da TVM, concluo que realmente o MDM não está representado em muitos pontos desse longiquo Moçambique.
Onde eles não conseguiram convencer os membros que outrora foram da Renamo, a representação é quase nula.
Ainda ontem vi uma série de distrito onde a campanha do MDM ainda não tinha arrancado e não se conseguia localizar os seus representantes.
A digressão do daviz Simango tem sido exemplo dessa falta de representação...em muitos locais, tirando os poucos que estão vestidos com as camisetes do MDM, os comicios andam as moscas.
Por exemplo, a afuluência da população no comicio do Guebuza em Mecanhelas foi anos luz superior a do Daviz.
Aliás, por aquilo que foram as afluência nos primeiros 10 dias, mesmo o Dhlakama ultrapassou de longe o Daviz.

Q2. É óbvio que sim...gastariam os fundos vindos sei la donde (acredito que não do municipio da beira, mas sim de parceiro estrangeiros), na esperança de que a vitimização tenha dado certo.

A tua perspectiva de vitória parece-se com a Ferrovia de Nacala, Textil de Pungue ou Textáfrica no Moçambola, lutar pela manutenção?
Se assim for, então estamos conversados. Realmente qualquer resultado será vitória para o MDM. Pensei que o objectivo era transforma-se na segunda força politica nacional

Nuno Amorim

Nelson disse...

Caro anonimo, obrigado pelo link, infelizmente, tal como me tinhas dito o link esta blokeado. Eu queria muito que os defensores da legalidade da CNEse pronunciassem em torno disso

Nelson disse...

Eu acho uma grande ingenuidade quando muitos(Nuno incluso), mesmo sem perceber tentam comparar o MDM com a Frelimo. Quando exageradamente se diz por exemplo que os comícios de Deviz Simango “andam às as moscas” usam-se “inconscientemente” os comícios de Armando Guebuza como termo de comparação. Isso é ingenuidade. Quando se fala de representatividade do MDM a nível nacional usa-se a da Frelimo como termo de comparação. Isso é pura ingenuidade.
Esperar(exigir) que o MDM tenha o mesmo nível da Frelimo é injusto, pura ingenuidade. Comparar um partido que nem um ano de existência tem à um que tem mais de 30 anos, é ingenuidade. Infelizmente é o que muitos tem feito.

“Por exemplo, a afuluência da população no comicio do Guebuza em Mecanhelas foi anos luz superior a do Daviz.
Aliás, por aquilo que foram as afluência nos primeiros 10 dias, mesmo o Dhlakama ultrapassou de longe o Daviz”

Isso te supreendeu caro Nuno? Podia alguém com juízo no lugar(sem fanatismo partidário) esperar um cenário diferente?
Armando Guebuza é o actual Presidente da República, já deve ter estado em Mecanhelas umas vezes como PR em presidências abertas ou na campanha de eleições anteriores. Dhlakama também já deve ter estado lá algumas vezes em campanhas das três eleições que perdeu. Vamos comparar com Deviz Simango que deve ter escalado Mecanhelas pela primeira vez pelo menos comolíder político?

Nunoamorim disse...

Caro Anónimo,
não me esquivo as questões.

Sobre o artigo publicado pelo Magazine Independente tenho a dizer que as listas da Frelimo foram publicadas em função dos mandatos provisórios. Se fores a ver, alguns mandatos provisórios foram alterados depois da actualização do recenseamento.

Os partidos não podem ser prejudicados em função da actualização dos dados.

Gostaria de ter o seu comentário em torno da carta enviada pelo MDM a CNE.

Nuno Amorim

Anónimo disse...

mano nuno sobre o link que sonsegui abrir !

Anónimo disse...

dizia nao consegui abrir

Nunoamorim disse...

Caro Nelson,
so sei que nada sei...provavelmente discubramos que somos todos ingenuos.

Não fiquei surpreendido com a fraca afluência, no entanto estava a espera de um pouco mais...a semelhança do que aconteceu com Raul Domingos, quando acabava de sair da Renamo.

Anónimo,
tentarei saber o que se está a passar que o link do stae.

Nuno Amorim

Anónimo disse...

Amorim acho ser absurdo comparares o nivel de organizacao de PPD com a de MDM.acho que a MDM supera tanto .se te lembrares a PPD nao teve tanta oposicao do partido no poder como a do MDM. e melhor comecares a acompanhar discursos de Kutumula , Franguls ,alguns trabalhos de teotodo HUnguane,... agora se te centrares sempre na forma radical do Amorim Bila ( provavelmente es o mesmo ) sera uma vergonha .aquele sujeito hje tem vergonha de nós que o conhecemos no passado e sempre que o encontro diz que enquanto estiver no debate tem de ser assim

Anónimo disse...

Tu deves fazer um introspecao .ja tentaste pensar porque entre 20 milhoes de mocambicanos es o unico banido no blog de Dr serra.Sera que es o unico mocambicano que leva consigo um discurso picante

Nunoamorim disse...

Tens tanta a certeza que sou o único banido no blog do Dr. Serra?

"E porque não sou egoísta, esse conhecimento deve chegar a todos, algo que nunca aconteceria se censurasse como, por exemplo, o Prof. Carlos Serra (...)." Palavras de Júlio Muthisse, no debate que está a acontecer no blog: ideiassubversivas.blogspot.com/

"Cara Zenaida, conheco muitas pessoas que estao a ser censuradas no blog de Carlos Serra exactamente por nao comungarem do entusiasmo que laa prevalece em relacao ao MDM." Palavras do Obed L Khan no debate anteriormente mencionado.

Agora pergunto, será que sou o único?

Eheheheh, informe-te compatriota.

O Blog do Carlos Serra perdeu qualidade...o número de comentários por cada artigo ja não passa de 6...a orientação daquele blog é fazer a campanha do MDM e so deixa passar os comentários que falem bem do MDM...Alguém apelidou-lhe de porta-blog do MDM.

A vossa censura vai ao ponto de, inclusivamente, impedirem-nos de escrever aquilo que pensamos nos nossos blogs?

É essa a estratégia do vosso partido?

Nuno Amorim

Juvenal disse...

Agora sou proibido de emitir as minhas opiniões?

O facto de concordar com a análise que o Nuno fez significa ser escova?

Não percebo o porque da vossa frustração...todos que digam algo que não seja do agrado do MDM voces assumem como inimigo mortal.
Por favor, respeitem as opiniões contrárias.

Se querem ver opiniões que so agradem ao MDM, por favor deliciem-se como o blog do Prof. Serra.

Realmente os galos andam desnorteados.

Juvenal

Joaqum Macanguisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Juvenal responda-me por favor .nao achas que é o Amorim que deveria mandar embora aos comentadores para o Blog de DR carlos serra e nao vc?problamas de educacao basica nem

Nelson disse...

Juvenal disse:
“Agora sou proibido de emitir as minhas opiniões?
O facto de concordar com a análise que o Nuno fez significa ser escova?”

Caro Juvenal, eu acho que não se trata de ser “proibido de emitir opiniões”, nem de concordar ou discordar com seja lá quem for, mas uma chamada de atenção em relação à opniões claramente “exageradas”

Dizer por exemplo que o Nuno Amorim nunca fez “uma análise tão lúcida em toda sua vida” só pode significar, não ter lido as outras tantas análises(lúcidas) com que o Nuno já nos brindou ou então não saber claramente oque é uma análise lúcida. Se não for isso, é aquilo que se chama “escovar”

Dizer por exemplo que o Nuno Amorim nunca fez “uma análise tão lúcida em toda sua vida”, não é elogiá-lo. É bajulá-lo. Atrofiar a sua capacidade de análise, pois se aquilo é o melhor que pode fazer, Deus me livre!
Já concordei e discordei com o Nuno aqui e noutros fóruns mas sempre na medida certa