quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CAI MASCARA DE DAVIZ SIMANGO

O QUE O PRESIDENTE DO MDM FEZ FOI VIR PROFERIR AMEAÇAS, UMA POSTURA QUE NÃO ESPERAVA QUE UMA PERSONALIDADE DO SEU CALIBRE PUDESSE TER – LEOPOLDO DA COSTA, PRESIDENTE DA CNE

Beira (O Autarca) – Já nos diziam os mais velhos que a ambição quando é desmedida transforma o homem num selvagem. Não foi o que propriamente aconteceu com Daviz Simango, mas o facto de o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, o respeitado académico Leopoldo da Costa, um homem de carácter puro humilde, inteligente, refere publicamente que não esperava de uma personalidade do calibre de Daviz Simango a postura que deixou ficar, no mínimo isso remete-nos a uma reflexão sobre quem de facto o Presidente do MDM é. Na nossa modesta opinião, seria intolerante, de facto, a postura de Daviz Simango, sem com isso pretender-se menosprezar a sua preocupação, se não mesmo, inquietação. É que independentemente da razão ou não, para uma pessoa com tanta ambição como a de ser Presidente da República, no mínimo exige-se civismo sobretudo em fóruns públicos como aconteceu o encontro com o Presidente da Comissão Nacional de Eleições. Acrescentando, deve ter equilíbrio emocional. Agora, essa de solicitar encontro com a figura máxima da CNE e chegar lá não ter a calma e paciência necessária, limitando-se a descarregar a sua raiva sem tempo para ouvir a outra parte, abandonar a sala de audiência sem cortesia, no mínimo isso revela falta de educação.
Daviz Simango já foi tratado varias vezes pela imprensa pela violação sistemática das normas de Estado, desobediência, arrogância e usurpação de poderes até superiores. Esperava-se a descontinuidade desse comportamento, mas não é o que esta a acontecer.
Cada vez mais grosseiro. Isso envergonha-nos como beirenses, porquanto ele e o maior da autarquia. Ao desenhar o seu projecto politico, já devia ter a noção de que nem tudo lhe seria pêra-doce, como aconteceu quando foi expulso da Renamo por desobediência e venceu as eleições na Beira._(FC)

Fonte: jornal autarca, 10 de Setembro de 2009

16 comentários:

Nunoamorim disse...

O Dr. Leopoldo da Costa esclareceu tudo.

Queriam por cadastrado a concorrerem a deputados da Assembleia da república.

Solicitaram a CNE, so no dia 1 de Setembro, que o seu mandatário fosse trabalhar junto a CNE para corrigir os erros nas listas.

Andam a enganar o povo, enquanto estão conscientes dos erros que cometeram.

Nuno Amorim

Anónimo disse...

viste a intervencao do mazula

Nunoamorim disse...

Vi a intervenção do Mazula e ele deixou claro que dirigiu uma CNE mais didática que legalista.

A minha opinião pessoal é que o CC decida em função da lei. Se a CNE tiver falhado, que se reponha a legalidade e se a falha for dos partidos politicos excluidos, então que seja mantida a decisão. Ja tivemos tempo suficiente para profissionalizar a nossa politica.

Nuno Amorim

Anónimo disse...

voce é mesmo um vazio.achas que todos os partidos excluidos queriam por cadastrados a concorrer.as coisas caem mal quando se analisa de uma forma generalizada.ate final do ano passado Leopordo era meu reitor ,mais a lei diz que o contracto para presidente de CNE é de exclusividadde(numero 3 do artigo 20 da lei 8/2008de 26 de feverreiro).se formos papagaios como vc que nao gosta de ler vamos dizer que toda CNE esta funcionando ilegalmente.leia amigo e depois se agarre as rafias do saco

Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...

Caro Anónimo Cheio,
gostaria que indicasses onde eu escrevi que todos partidos excluídos queriam por cadastrados. Acho que é problema de interpretação de frases.

Aconselho-te a leres a carta que o MDM escreveu a comissão nacional de eleições. Ela é pública e foi entregue a todos órgãos de comunicação social.

Sabias que em Cabo Delgado enviaram listas sem arrumação de candidatos?

Sabias que de Milange enviaram listas sem processo, ou seja, sem registo criminal onde poderiam ver se não haviam mais cadastrados ou ladrões de gado?

Não sejas papagaio como eu, leia a carta e volte para nos explicar como é que um partido politico que pretende dirigir o país comete erros daquela dimensão.

Nuno Amorim

Anónimo disse...

nao sou porta voz da MDM nem membro apenas analista.
por continuares quadrado como sempre foste desde quando conviviamos ,fica sabendo que a carta que os tais sr da MDM escreveram foi para eleicoes provinciais ,e nao esta em causa este assunto,o que estamos debatendo sao legislativas.falei da ilegalidade de leopordo e nao comntaste apemnas te concentras em MDM.

Anónimo disse...

veja se em algum momento escreve algo do tipo MDM ,vc mesmo merece ir a um crematorio de lixo anatomico

Anónimo disse...

Festival no uso de carros do Estado
Ignorando completamente a lei, o partido do no poder, a Frelimo, tem estado a usar, de forma abusiva e impune, bens do Estado. A lei nº 7/2007, de 26 de Fevereiro, no nº 1 do artigo 40, diz o seguinte: é expressamente proibida a utilização pelos partidos políticos ou coligações de partidos e demais candidaturas em campanha eleitoral, de bens do Estado, autarquias locais, institutos autónomos, empresas estatais, empresas públicas e sociedades de capitais exclusivas ou maioritariamente públicas”.

O artigo 196 da mesma Lei avança, para quem violar este dispositivo legal, com uma penalização de um ano de prisão até um ano e multa de dez a vinte salários mínimos nacionais.

Eis, os factos...

Chicualacuala, província em Gaza:

Abertura da campanha usado um carro do sub sector de actividades económicas do distrito (Land Cruiser MMH 18-91) e dos serviços de educação (motorizada Honda-03-71)

Vilanculos, província de Inhambane:

Uso indevido do Mini-bus do Instituto do Magistério Primário, com número de matrícula cobertos por cartazes da Frelimo, carro com a matrícula MLY 45-64, dos

Aeroportos de Moçambique. Também um carro cinzento, com a matrícula MMQ-09-02, da Hidrocarbonetos de Moçambique. Todos estes carros foram usados pela Frelimo no primeiro dia da campanha.

Mabalane, província de Gaza: A

Frelimo, no primeiro dia da campanha, usou vários carros do Estado com vários números de matrícula cobertos por cartazes da Frelimo, incluindo uma Toyota e uma Ford Ranger cabine dupla da administração do distrito e uma motorizada das actividades económicas. Além disso, um carro vermelho, com a matrícula MNF-95-18, da direcção das actividades económicas foi usada pelo partido no poder.

Nhacama, Cheringoma, província de Sofala:

Pouco depois da meia-noite de domingo, a Frelimo abriu sua campanha com um desfile de carros do Estado, todos com números de matrículas tapadas. Os carros eram dos serviços da educação, saúde e agricultura.

Muanza, província de Sofala:

Para campanha da Frelimo, foi usado o carro do director provincial da saúde, com a matrícula MMJ 97-79, e da Direcção de Saúde, o Mitsubishi com a matrícula

MLW-79-91.

Búzi, província de Sofala:

Motos do sector da educação do distrito eram conduzidas por jovens da Frelimo.

Pebane, província de Zambézia:

A Frelimo usou carros do sector da educação: o Nissan MMJ-76-70 e o Toyota MMI-41-53.

Namialo, província de Nampula:

A Frelimo usou um carro da Secretaria do distrito. Uma Isuzu KB MMH matrícula

280-74-24.(Redacção e Boletim da AWEPA)

MEDIA FAX – 15.09.2009

NOTA:

Anónimo disse...

e agora acreditamos em vc ou na AWEPA e com mesma base escreveste tantos artigos sobre cidade da beira
Mazive

Juvenal disse...

Estes 3 últimos posts parecem daquelas escovas gastas do MDM.
Em vez de organizarem os processos dos seus partidos, perdem tempos a tentarem desorganizar o blog dos outros.

Juvenal

Nunoamorim disse...

Caro Juvenal,

deixe-os banalizarem-se.
Provavelmente ficam realizados com o que escrevem.

Nuno Amorim

Nunoamorim disse...

Não percebo como é que não fizeram referência ao uso da sala de sessões do municipio da Beira para realização das reuniões do MDM e a utilização dos camiões do municipio para recolha de pessoas para os comicios do MDM.

Nuno Amorim

Anónimo disse...

por outra nao estas interecado em comentar o uso abusivo dos carros do estado.

Anónimo disse...

Candidaturas rejeitadas: CNE reitera legalidade da decisão

A COMISSÃO Nacional de Eleições reiterou ontem a legalidade da exclusão total ou parcial da corrida eleitoral de 27 dos 29 partidos políticos e coligações de partidos que submeteram as suas candidaturas para as eleições legislativas e para as assembleias provinciais de 28 de Outubro. Esta posição foi assumida pelo órgão eleitoral na sequência do recurso interposto pelos partidos e coligações excluídos da corrida eleitoral ao Conselho Constitucional. Maputo, Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2009:: Notícias
Das 29 organizações proponentes de candidaturas apenas a Frelimo e a Renamo conseguiram reunir condições legais para concorrerem na totalidade dos círculos eleitorais, quer para a eleição para a Assembleia da República, quer para as assembleias provinciais.

Falando ao “Notícias”, o porta-voz da CNE, Juvenal Bucuana, disse que a CNE afirma, em sua defesa, que agiu dentro do espírito e letra da Lei Eleitoral e de outros dispositivos legais conjugados que regem as normas para a aceitação ou não de candidaturas para as eleições legislativas e provinciais deste ano.

“A CNE tem consciência que agiu dentro dos ditames da lei e da Constituição da República ao tomar as decisões que tomou durante o processo de apreciação de candidaturas dos partidos políticos e coligações de partidos que manifestaram interesse em concorrer nas eleições legislativas e das assembleias provinciais”, disse.

Segundo Juvenal Bucuana os partidos e coligações de partidos cujas candidaturas foram parcial ou totalmente rejeitadas apresentaram processos desorganizados, não completos e com outros problemas que não conseguiram sanar dentro dos prazos legais.

“Porque não conseguiram corrigir as irregularidades, as listas propostas não ficaram completas e à luz da lei a CNE teve de as eliminar”, sublinhou a nossa fonte, contrariando interpretações de alguns juristas, e não só, que defendem que neste processo não se deve rejeitar listas inteiras, mas sim candidatos que não reúnem os requisitos exigidos por lei.

Na sua deliberação, a CNE decidiu rejeitar as candidaturas dos partidos PIMO, SOL, PUMILD, PASOMO, PCD, PPLM e PANAMO e das coligações UNO, UD e UPM.

No mesmo exercício, o órgão eleitoral aceitou parcialmente as candidaturas dos partidos PLD, Ecologista, PAZS, MPD, PARENA, MDM, PT, ALIMO, UDM, PDD, PVM, PANAOC, UM, PRDS, PPD e das coligações ADACD e UE.

Dos partidos e coligações que viram as suas propostas de candidaturas rejeitadas, oito apresentaram recurso ao Conselho Constitucional. Trata-se do PASOMO, PARENA, Coligação União Eleitoral, MPD, Partido Ecologista, União Nacional da Oposição (UNO), MDM e SOL.

No dia da campanha eleitoral as caravanas políticas continuaram a palmilhar o território nacional à “caça de votos”. De entre estas formações destaque vai para a do concorrente do MDM à Ponta Vermelha, Daviz Simango, que continua a tentar convencer o eleitorado da província do Niassa, enquanto que o da Frelimo, Armando Guebuza, terminou a primeira fase da sua deslocação à província da Zambézia.

Armando Guebuza escala hoje o populoso distrito de Mutarara, província de Tete, primeira etapa de cerca de quatro dias de trabalho naquela parcela do país. Antes de deixar Zambézia, Armando Guebuza orientou um comício popular em Morrumbala e reuniu-se com as autoridades comunitárias locais, de quem recebeu garantias de voto.

No que tange ao candidato da Renamo, Afonso Dhlakama, as últimas informações indicam que este candidato rumou ontem para Quelimane, onde durante os próximos dias vai se reunir com quadros do seu partido.

Anónimo disse...

CAMAPANHA ELEITORAL - Em Morrumbala: Autoridades comunitárias garantem vitória da Frelimo

O CANDIDATO da Frelimo às presidenciais, Armando Guebuza, era ontem um político muito feliz ao ter recebido garantias das autoridades comunitárias do segundo maior círculo eleitoral da Zambézia, Morrumbala, de que mobilizariam todos os eleitores locais para votarem no seu partido e respectivo concorrente. Maputo, Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2009:: Notícias
Uma rainha, líder comunitária, disse, falando num encontro com personalidades influentes do distrito, que estamos preparados para votar na Frelimo e no camarada Armando Guebuza.