quarta-feira, 2 de setembro de 2009

CONFRONTOS POLÍTICOS REGISTADOS SEGUNDA-FEIRA EM MILANGE

(Maputo) Os maiores partidos políticos em Moçambique, a Frelimo e a Renamo, estão desde segunda-feira, a trocar acusações sobre a génese dos confrontos políticos que tiveram lugar no início desta semana, no posto administrativo de Majaua, distrito de Milange, província da Zambézia.
Num verdadeiro jogo de cada contendor puxar a sardinha para a sua brasa, a Frelimo diz que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, que em visita à província da Zambézia passou segunda-feira por Milange, incitou claramente os seus membros a protagonizar actos de violência contra os membros da Frelimo.
Entretanto, o porta voz da Frelimo, Edson Macuacua, não conseguiu explicar como é que os membros da Frelimo apareceram nas proximidades onde a Renamo estava a realizar o seu comício.
Este é o ponto de argumento da Renamo que considera que os membros e simpatizantes da Frelimo foram ao local onde estava a decorrer o comício de Afonso Dhlakama simplesmente para provocar, o que, resultou em confrontos entre as duas partes. A Frelimo chegou mesmo a acusar o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, como tendo disparado ao ar, em frente da sede da Frelimo em Milange. Em resultado dos confrontos, um total de 8 pessoas, das quais duas em estado grave, contraíram ferimentos.(R)

Fonte: Mediafax, 02.09.09

6 comentários:

Anónimo disse...

O mais caricato é que Mazanga teve duas versões diferentes para explicar as razões e as circunstancias em que a comitiva do lider da Renamo vandalizou a sede da Frelimo, na TVM disse que vandalizaram porque militantes da Frelimo perturbaram o comício do líder da Renamo com viaturas e motos e dai perseguiram os membros da Frelimo até a sua sede. Abruptamente saíram policias da sede da Frelimo a dispararem.
Já na RTP África disse que o líder da Renamo estava a passar pela estrada em frente a sede do partido Frelimo e esta havia organizado crianças para apedrejar a caravana do líder da Renamo e quando as crianças apedrejaram a viatura do líder da Renamo eles reagiram.

Qual das versões conta a verdade? Ou será que todas são falsas?

Zeca

Anónimo disse...

A Renamo é um partido belicista, quem não viu aquilo que fez com Daviz em Nacala?

Marcelino

Nunoamorim disse...

Essa do lider da Renamo ter disparado pessoalmente é muito grave.
Mostra a personalidade agressiva do Dhlakama. Esse homem anda sem norte, provavelmente o facto de viver na capital do norte volte a devolver-lhe o norte.

Nuno Amorim

Voz da Revolucao disse...

disparou pessoalmente !! Um Lider de um partido político em escaramuças destas é incrivel no mínimo.

Nelson disse...

Camaradas, só quero vos lembrar das teorias cospiratórias que foram inventadas para negar que em Nacala Porto o presidente do MDM Deviz Simango tinha sido vítima dum atentado organizado pela Renamo. Mesmo na presença de provas incontestáveis(a arma arancada pelos aruaceiros a um agente da polícia foi recuperada na casa onde Dhlakama se encontrava hospedado), houve gente engenhosamente inteligente que quis fazer-nos acreditar que o MDM estava numa campanha de autovitimização, que Deviz Simango tinha “inventado” seu próprio atentado. Como eu disse no comentário de uma outra postagem, não basta refutar, repudiar denunciar, condenar, etc, etc...
Há que investigar, responsabilizar os culpados para a história não se repita.
Que eu saiba nada se fez em relação ao sucedido em Nacala Porto. Aguardo ansiosamente para ver oque se fará dessa vez.

Nunoamorim disse...

Façamos da campanha um momento de festa