sexta-feira, 24 de julho de 2009

DESABAFOS DE UM BEIRENSE

Inicio hoje uma série de 3 artigo, que têm por objectivo fazer uma Reflexão profunda sobre os relatos do Beirense Manuel Fogão no blog do Reflectindo.

I
“Esse Catigo Guerra não deve viver na Beira. Se vive na Beira deve ser um dos saquazes do Davis, que recebe dinheiro para fazer propagandas dele. Ou um daqueles jornalistas que estão sempre a beber wisky com Davis e Carvalho.
Eu gostava de viver na Beira, no ano passado não havia lixo e muito menos buracos. Eu apoiei e defendia Davis em todos momentos, porque o trabalho dele era muito bom.
Agora Beira vai de mal a pior. No meu bairro pioneiro ha mais capim que estradas, a reabilitação da avenida eduardo mondlane está estagnada. Em frente ao meu prédio,(prédio zona verde, nos pioneiros), ja não se respira de tanto lixo.
Ontem estive a conversar com meus amigos no murro do prédio e vi que muitos deles estavam decepcionados com o Municipio.
Estou a escrever para o bem do Davis, se quer ganhar eleições é melhor trabalhar um pouco mais. Com tantos murmurios, é possivel que perca na própria Beira.”
Manuel Fogão.
Artigo retirado do blog do Reflectindo

Esse relato vem confirmar o patente no último artigo publicado pela AWEPA, relativamente ao balanço dos primeiros quatros meses do segundo mandato do Daviz Simango.

13 comentários:

Anónimo disse...

é o principio do fim do MDM

Nunoamorim disse...

Caro Anónimo,
Não sei se é assim tão linear. No entanto, acho que merece reflexão.
No minimo, acho que é o fim do estado de graça. É curioso quando grupos que anteriormente eram acérrimos defensores do Daviz, aparecem agora a questionarem o seu desempenho. Era impensável ver um boletim da AWEPA a criticar o Daviz.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Sou da opinião que o Daviz se precipitou. Deveria primeiro consolidar a sua base na Beira para depois arrancar para outros voos.
Essa é a velha história de quem quer tudo perde tudo.

Pedrito (Beira)

Nelson disse...

Concordando com quem diz que Deviz Simango se precipitou, eu sugiro que aprendamos com seu erro. Não vamos, como ele, se precipitar em vaticínios.

“É curioso quando grupos que anteriormente eram acérrimos defensores do Daviz, aparecem agora a questionarem o seu desempenho. Era impensável ver um boletim da AWEPA a criticar o Daviz”

Caro Nuno, eu não vejo nada de curioso. Aqui temos apenas uma prova de integridade da AWEPA. Prova de que esses grupos(que anteriormente eram acérrimos defensores do Daviz) apoiavam/defendiam genuinamente a Deviz Simang, pois agora que se perceberam que Deviz parece estar a “descarilar” não hesitam nem um segundo em dar-lhe o merecido “puxão de orelhas” se assim se pode dizer.
Precisamos de grupos como esses que não se deixam levar pelas simpatias ou antipatias que tem por este ou aquele. Grupos com objectividade. Capazes de elogiar oque merece elogio, condenar oque merece condenação. Grupos capazes de ver oque esta errado mesmo no seu “quintal”.
A título de exemplo precisamos de grupos com coragem de dizer que o recenseamento eleitoral não está andar como devia e isso pode afectar a participação dos eleitores.

Nelson disse...

Concordando com quem diz que Deviz Simango se precipitou, eu sugiro que aprendamos com seu erro. Não vamos, como ele, se precipitar em vaticínios.

“É curioso quando grupos que anteriormente eram acérrimos defensores do Daviz, aparecem agora a questionarem o seu desempenho. Era impensável ver um boletim da AWEPA a criticar o Daviz”

Caro Nuno, eu não vejo nada de curioso. Aqui temos apenas uma prova de integridade da AWEPA. Prova de que esses grupos(que anteriormente eram acérrimos defensores do Daviz) apoiavam/defendiam genuinamente a Deviz Simang, pois agora que se perceberam que Deviz parece estar a “descarilar” não hesitam nem um segundo em dar-lhe o merecido “puxão de orelhas” se assim se pode dizer.
Precisamos de grupos como esses que não se deixam levar pelas simpatias ou antipatias que tem por este ou aquele. Grupos com objectividade. Capazes de elogiar oque merece elogio, condenar oque merece condenação. Grupos capazes de ver oque esta errado mesmo no seu “quintal”.
A título de exemplo precisamos de grupos com coragem de dizer que o recenseamento eleitoral não está andar como devia e isso pode afectar a participação dos eleitores.

Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...

Caro Nelson,
concordo consigo quando dizes que o recenseamento eleitoral não está a andar como devia. Apesar de não parecer, sou um individuo que tenta fazer o mínimo para que o seu país progrida.
O recenseamento está a ser manchado pelas constantes avarias do equipamento informático.
O processo de recenseamento está semelhante a dos bilhetes de identidades. Estou a mais de 1 ano a espera do meu bilhete de identidade.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Sempre disse que o MDM era um movimento extemporâneo e que o seu fim assemelhar-se-ia ao seu inicio.
O Manuel Fogão sabe que eu sempre disse que o grande erro cometido por esse movimento foi ter aceite que a sua liderança fosse constituída pelas mesmas pessoas que não mostraram eficiência na Renamo e PCN. Mesmo o professor Zebadia (doutorado em química), professor da UP Beira e Representante da Renamo na CNE nas eleições anteriores, sempre disse que o MDM estava composto de ambiciosos.

Araujo Beira

Anónimo disse...

Nuno Amorim podes dizer-me o que devo fazer para cadastrar-me no blog?

Araujo

Anónimo disse...

Tudo bem Araujo,
esse debate vem na sequência do nosso papo na universiade. Acho que aqui poderemos ter pessoas com maior isenção para nos ajudar a a chegar a boas conclusões.
Eu defendo e continuarei a defender o Davis porque ele fez algo útil pela nossa cidade. So lhe abandonarei se sentir que ele entrou no abismo.
Não queria que as minhas ideias resultassem num debate para manchar a imagem do nosso presidente do municipio e alguem pelo qual lutei para que ganhasse eleições. Estarei atento para que não adulterem os meus pensamentos.

Manuel Fogão

Joaqum Macanguisse disse...

em 1960 ninguem acreditava que sanmora ,Mondlane ,chissano , Guebuza chegariam aonde chegaram ,apenas eram considerados meninos atrevidos.
temos sempre medo do primeiro passo ,mas sem o primeiro nunca havera o segundo .

Nunoamorim disse...

Caro Kimmanel,
agradeço-te por teres passado pelo meu espaço.
A tua leitura é uma das várias possiveis e respeito-a.
No entanto, acho que também é legitimo fazer paralelismo com o caso COPE na A. Do Sul. Se te recordas, o COPE teve a mesma génesis do MDM, ou seja, resultado da saída de proeminentes figuras dum partido. O resultado: teve um inicio fulgurante como o MDM, mas não atingiu os 10% e hoje até o vice presidente e a lider da bancada decidiram abandonar o partido.
Pessoalmente, alicerçado no caso COPE, não vejo com bons olhos partidos resultantes de cisões.
Será que é possivel enquandrar a demissão do Geraldo Carvalho no contexto do COPE?

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim