terça-feira, 11 de agosto de 2009

DESABAFOS DE UM BEIRENSE PARTE II

Conforme prometido na edição anterior, hoje é o segundo duma série de 3 artigo que têm por objectivo fazer uma Reflexão profunda sobre os relatos do Beirense Manuel Fogão no blog do Reflectindo.

“Reflectindo
eu sempre manifestei publicamente o meu apoio ao Davis.
Eu subia camiões do municipio e ia fazer campanha em vários bairros da cidade.
Nunca vi a sua cara quando a Renamo lançava pedras contra os nossos carros, nunca te vi a colar panfletos. Eu fui agredido pelo Arnaldo,atual chefe da liga juvenil da renamo.
Voces so aparecem agora, nos tempos das vacas gordas, para tentarem ser deputados.
São voces que enganaram o Davis a se candidatar no momento impróprio e deixar a beira abandonada.
Eu nunca li esse relatório da AWEPA, so estou a dizer aquilo que está a acontecer na minha cidade. Estou a dizer aquilo que os meus amigos da zona dizem. Do lado esquerdo e atras do meu prédio é so capim, em frente está uma estrada totalmente esburacada e cheia de lixo. No dia que vieres a Beira, venha visitar o prédio Zona Verde para confirmares com os teus próprios olhos.”

Manuel Fogão

Deste artigo podem-se retirar 4 principais conclusões:
1. Que o MDM utiliza meios do Município da Beira para fazer trabalho politico. “Eu subia camiões do municipio e ia fazer campanha em vários bairros da cidade.”
2. Há consciência de que o MDM é composto, maioritariamente, por pessoas com ambições individuais. “Voces so aparecem agora, nos tempos das vacas gordas, para tentarem ser deputados.”
3. Ha a percepção de que o Daviz abandonou os beirenses para satisfazer interesses pessoais. “São voces que enganaram o Davis a se candidatar no momento impróprio e deixar a beira abandonada.”
4. Existe a precepção de que a Beira está a degradar-se por falta de tempo por parte do seu edil.

Nuno Amorim

9 comentários:

Anónimo disse...

So da para concluir que os politicos são todos iguais. Em tempo de campanha prometem até coisas impossiveis, mas na vida prática fazem totalmente o contrário. O MDM e FRELIMO usam meios do estado, nomeiam-se entre familiares e so precisam de nós para os votar.

Pedrito

Nunoamorim disse...

Caro Pedrito,
obrigado por teres passado pelo meu espaço.

Respeito a tua opinião, mas é muito complicado colocar todos politicos dentro do mesmo saco.

O nepotismo praticado no municipio da Beira é algo sem precedente na história de Moçambique.
Dois vereadores primos legitimo do Daviz (Manhoca Simango e Obedias Simango), um assessor juridico que é primo do Daviz (Eduardo Elias), que é simultaneamente chefe do conselho fiscal do MDM. Chefe das oficinas que é irmão da esposa do Daviz (Eng. Chinene). Chefe do posto administrativo de nhangau que é prima do Daviz(Laurinda Simango), este são alguns entre vários funcionários subalternos.

Como podes ver meu caro Pedrito, esse Moçambique para todos é simples slogan para enganar os distraidos.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Opiniao de Jessica Siba-Siba Macuácua
Ainda estão matando o meu pai

Tenho 14 anos. O meu irmão, o Walter, tem mais dois anos do que eu. Quando meu pai foi assassinado, eu tinha 6 anos. Ter 6 anos e idade para sermos crianças, para nos aninharmos no colo de um pai. Eu já tive esse pai, já tive esse colo, esse carinho.

A 11 de Agosto de 2001, roubaram-me tudo isso. Nesse dia, eu deixei de ser apenas uma menina. Passei a ser órfã. Minha mãe deixou de ser esposa feliz. Passou a ser viúva. A roupa dela escureceu e a alma dela também. Em redor da nossa mesa haverá para sempre um lugar vazio. Na nossa alma, há uma ferida que nunca mais para de sangrar.

Meu pai tinha 33 anos quando foi lançado para a morte. Os grandes chefes do meu pai, os grandes chefes de Moçambique apareceram no funeral. Todos me abraçaram e me dirigiram palavras de conforto. Fizeram promessas. E disseram que os culpados seriam conhecidos e punidos. Nunca aconteceu nada disso.

Disseram que fariam justiça doesse a quem doesse. Até aqui essa dor só pesa em mim, na minha família. A minha mãe diz que essa dor pesa em todos os que amam a verdade.

E a verdade é que nunca mais vi nenhum desses senhores que tantas promessas fizeram. Nem sequer nos dias de homenagem. Nunca mais apareceram. Ninguém. Eles esqueceram o abraço de conforto, esqueceram as promessas. Mas eu não esqueço. Como é possível esquecer? Algum de vocês esqueceria?

Há oito anos que me prometem fazer justiça. São mais anos de mentira do que aqueles que eu tinha quando mataram o meu pai. Agora que posso falar, eu quero dizer uma coisa, o crime que nos levou o nosso pai não foi cometido apenas naquele triste dia. Esse crime continua a ser cometido todos os dias. As falsas promessas, o fingimento que qualquer coisa esta a ser feito, essa falsidade esta ainda matando. Esta matando a minha crença na justiça. Nesta justiça que fica calada perante o sangue dos homens bons.

Não quero mais mentira. A minha voz e pouca e e pequena. Mas eu sei que há outras vozes, que há vozes de muita gente que ainda pergunta: onde esta a investigação? Ate quando os culpados estarão a solta?

Para isso, vos peco, meus titios, homens e mulheres do meu pais: não deixem que esqueçam, não deixem que continuem assassnando o meu querido pai, não deixem que fique frio e esquecido o nome de António Siba-Siba Macuacua.



* Filha de António Siba-Siba assassinado há 8 anos na homenagem ontem ao jovem economista

Anónimo disse...

Sr Nuno Amorim lamento que o senhor esteja apagando os comentarios que ferem com o sistema no poder ,apenas deixando os que te favorem ,por favor nao apage a voz da Jessica Siba-Siba Macuácua ,é uma voz pequena mais que entristece,eá merece ser ouvida.obrigado

aproveito repisar que o senhor o sr Eugenio Guilande ( antigo combatente,economista e socio do presidente da republica),Mariano Matshinha (antigo combate ) ambos socios ,estao devendo 8 meses de salario aos trabalhadores e docente na sua universidade ESEG

Nunoamorim disse...

Caro Anónimo,
Agradeço por teres passado pelo meu espaço.

Relativamente a Jéssica Siba Siba Macucua, apesar de reconhecer uma dose de instrumentalização, solidarizo-me e associo-me a ela no sentido de exigir que os criminosos sejam responsabilizados.
Se promoverem uma marcha em memória do Siba Siba tenha a certeza que serei o primeiro na fila.

Sou um empregado e sei qual é o valor dum salário mensal, por isso critico a todos patrões que não paguem salários aos seus empregados.
Meu caro,
Ao contrário de Carlos Serra e outros bloguistas, jamais censurarei ou apagarei comentários no meu blog. A ideia do meu blog é tentar transmitir a verdade aos meu compatriotas. Não tenho “rabo preso”, por isso jamais censurarei comentários no meu blog.

Agora que estão esclarecidas as dúvidas, qual é o teu comentário relativamente ao artigo em análise.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Caro Nuno,
leia as declarações do Dr. Carlos Jeque no savana do dia 13. Ele chama atenção para o tribalismo que existe nos partidos da oposição e inclui o MDM como um partido altamente tribalista.
Na beira chamam o MDM como Marginais da Munhava.

Araujo

Nunoamorim disse...

Amigo Araujo
não é cívico chamar um partido politico estruturado como marginias. Sugiro que te distanceies destes comentários.

Obrigado pela recomendação do artigo, vou procura-lo e se achá-lo pertinete postarei para que possamos dissertar sobre o mesmo.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Kimmanel disse...

alo Nuno fico feliz por ter usndo a sua parte pensante na resposta ao Araujo.
fui a Beira para participar num cerimonia e chegei anoite.passei por matacuane,estoril,macurungo e um pouco de palmeiras ,afinal estas sao as zonas obrigatorias para quem entra na Beira.
pessoalmente me distancio da forma critica como se observa o empenho de Deviz por um lado por a cidade nao perdeu a qualidade que tinha ate setembro ultimo ,continua aquela cidade boa ,uma das poucas aonde estao sendo motandos bancos ao longo da orla maritima ,nao encontrei nao encontrei mesmo algum lugar com uma concentracao de lixo igual a 1 metro cubico.sengundo quem acaba com o lixo nao isoladamente o Deviz ,na verdade quem acaba com lixo a a gestao do deviz apoiado pelo aprovacao do orçamento pela assembleia municipal.precipidadamente posso me induzir ao erro de que a gestao de deviz esta sendo dificuldade pela Frelimo que tem a maioria no Parlamnto.

tambem quero aproveitar repudiar alguma forma de estruturacao dos nossos debates televisivos ,principalmente o posicionamento concretamente Adelino Buque (a quem diz ser economista ),sendo assim o proprio curriculo do curso de economia trata de questoe relacionados com lesgilacao ,e ele no minimo deveria saber que no negocio de petroleo a 2 contratos ,um entre o governo e as multinacionais e o outro entre as multinacionais e os retalhistas ,sendo assim o governo nao pode por força das sua vantagens administrativas preujudicar a outra parte sem que seja arbitrado por uma outra instituicao neutra .

Nunoamorim disse...

Compatriota Kimmanel,
agradeço-te mais uma vez por teres passado pelo meu espaço.

Amigo, relativamente ao desempenho do Daviz, esperava que viesses com dados que contrariassem pontos avançados pela AWEPA e CIP, a saber: progressiva degradação das estradas asfaltadas ou terraplanadas. Os buracos estão a deixar evidente a falta de manutenção das rodovias, ao mesmo tempo que numerosas ruas de terra batida, sobretudo na zona industrial dos Pioneiros, Alto da Manga, Manga Mascarenha, Inhamudima, Macúti e Maquinino, estão a dar lugar ao capim, que as torna intransitáveis. Por exemplo, na zona da Manga as ruas 3.251, 3.266, 3.303 (antiga rua seis), 3.326, 3.332, 3.333, 3.321 e 4.018 estão completamente mergulhadas numa sucessão de buracos. O mesmo acontece com as ruas do Algarve e Comandante Diogo de Sá, nos Pioneiros; a rua Capitão Pais Ramos, no Esturro, ou as ruas Aires de Ornelas, Companhia de Moçambique e Belgrado da Silva, na Baixa. Na Chota, o prolongamento da avenida 24 de Julho está péssimo. Nem mesmo a avenida Eduardo Mondlane, cujas obras de reabilitação começaram em meados do ano passado, com promessa de terminarem em poucos meses, conseguiu até agora ser exemplo de trabalho feito: a conclusão dos trabalhos não se vislumbra para tão já!
Paralelamente às estradas, há o problema do lixo, que já fica acumulado durante vários dias nos passeios (como se pode verificar na avenida Armando Tivane ou na rua Companhia de Moçambique), contrastando com a situação que se registava, por exemplo, há dois anos.

Como não contrariaste nada do que foi acima exposto, acredito que não vale a pena continuar com o debate.

Relativamente aos debates televisivos, está dentro do teu direito discordar de alguns comentadores. Pessoalmente discordei do Amorim Bila, fico enojado com os pronunciamentos do Muxanga e achei que as declarações do comentador Ganhaux foram um abuso ao povo moçambicano. Dizer que não era necessária a luta de libertação nacional é por em causa o sacrificio de todos africanos que morreram pela pátria.
Sinceramente acho que ele ainda vai retratar-se.

Nuno Amorim