quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DAVIZ SIMANGO ACABA REVELANDO IGNORÂNCIA, INSUBORDINAÇÃO, DESCONHECIMENTO DA LEI OU PURA E SIMPLESMENTE DESOBEDIÊNCIA A ELA.

Desde quando Presidente de Município concede Tolerância de Ponto?

Beira (O Autarca) – O Presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango, violou ontem uma das normas mais elementares do País, ao mandar publicar num jornal da praça um comunicado por si assinado no qual refere e passamos a citar na íntegra:

- “Por ocasião da comemoração dos 102 anos da elevação da Beira à categoria de Cidade e, para permitir que os residentes passem condignamente a data, torna-se público que no dia 20 de Agosto corrente, o Conselho Municipal concede tolerância de ponto a todos os trabalhadores desta urbe. Todavia, refira-se que a mesma não abrange os trabalhadores cujos serviços, por sua natureza, não devem ser interrompidos.
Cordiais Saudações
Beira, aos 17 de Agosto de 2009
O Presidente
Daviz Mbepo Simango
(Engº Civil).

A lei que regula essa matéria, nomeadamente Nº 23/2007, de 1 de Agosto, mais concretamente no seu Nº 1, do artigo 97, é clara: Compete ao Ministro que tutela a área do trabalho conceder a tolerância de ponto. Neste caso a Ministra. Nem o Presidente da República, muito menos o da Assembleia da República, a Primeira Ministra, o Governador Provincial tem essa competência. Quanto mais o Presidente do Município. Trata-se de uma competência exclusivamente conferida por lei neste caso a Ministra Maria Helena Taipo, que tutela a área do Trabalho. Perante esse cenário, Daviz Simango só pode ter revelado ignorância, insubordinação, desconhecimento da Lei ou pura e simplesmente desobediência à ela, segundo comentou uma fonte próxima do Gabinete da Ministra do Trabalho que, entretanto, prometeu reacção da titular em devido momento.
Mais caricato nisso é o facto de o próprio Daviz Simango entanto que edil da Beira ter se sujeitado ao cumprimento das formalidades prévias, designadamente no dia 10 de Agosto corrente dirigiu um ofício a Ministra do Trabalho, com a referência 295/GP/09, requerendo a concessão de tolerância de ponto no próximo dia 20 por ocasião da comemoração dos 102 da elevação da Beira a categoria de Cidade, tendo sido autorizado pela Ministra no dia 12 do mesmo mês. Entretanto, não se percebe como volta e meia torna-se desconhecedor dessa norma, apresentando-se em público como se fosse ele a conceder a tolerância de ponto amanhã.
Além de ter sido eleito a menos de dez meses para o cargo de Presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango já é candidato à Presidência da República nas eleições de 28 de Outubro próximo pelo MDM, partido por si criado. Já pertenceu o PCN e no ano passado foi expulso da Renamo por desobediência.
Autarca, Ano XI – Nº 1823 – Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009

São constantes os relatos do mau relacionamento entre o Daviz e as estruturas de governo ao nível da Cidade da Beira e Província de Sofala.
Estes episódios mostram que o Daviz tem défice de cultura de estado e desrespeito a lei.

Nuno Amorim

39 comentários:

Anónimo disse...

É este que quer candidatar-se a presidência da República?
Hahahahah

Joaqum Macanguisse disse...

Algo negativo . coisas da nossa praça
Aos 29 de Abril do 2009 tivemos tambem uma situacao gritante , cometido a nivel de uma direção provincial ,As finanças ordenou a compra de camisetes para Frelimo num anucio no jornal noticia que pode ser visto neste endereço http://2.bp.blogspot.com/_HFAo9aLWHsE/SCLrZXOsmqI/AAAAAAAAJBE/htegRhQ7xIM/s1600-h/an%C3%BAncio.jpg

coisas da nossa praça , cada um puxando para o seu lado

Anónimo disse...

Os resultados das eleições serão:
1º Armando Guebuza
2º Afonso Dhlakama
3º Daviz Simango

Nunoamorim disse...

Caro Kimmanel,
realmente são coisas muito negativas. Temos que criticá-las independentemente das nossas simpatias partidárias.
O caso das finanças é bastante lamentável.
O caso do Daviz é lamentável e preocupante. Preocupante porque ele concorre ao mais alto cargo da magistratura da nação. Alguem que ambiciona ser o garante da constituição.
Igualmente é preocupante o facto dele ter declarado publicamente que não iria reconhecer a figura da representante do estado na cidade da Beira.

Independemente de concordar ou não com a lei, a partir da altura em que ela é aprovada temos que respeitar.

Nuno Amorim

Nunoamorim disse...

Caro Anónimo,
espero que trabalhes o suficiente para que o teu candidato seja vencedor.
Temos muitos compatriotas que pensam que o trabalho politico faz-se pura e simplesmente por trás dos computadores.
Não menosprezando a importância das novas tecnologias de informação, acho que os contactos interpessoais são indispensáveis.

Abraço fraterno
Nuno Amorim

Anónimo disse...

A arrogancia do Daviz mostra que ele poderá ser um grande perigo caso chegue a ponta vermelha.
Ele não respeita a lei, muito menos as instituições

Anónimo disse...

Alo Amorim.sabes quando chega o camarada Anibal Dos santos Junior( Anibalzinho) . quando souber de sinal temos que ir receber no Mavalane . pode ser um reforço de vulto para nossa campanha .nao estou conseguir falar com macuacua

Anónimo disse...

Esse último anónimo deve ser daqueles que não tem nenhuma maturidade. Infelizmente temos muitos bloguistas infantis

Nunoamorim disse...

Caros Bloguistas,
no meu blog cada um escreve aquilo que pensa. O mais importante é que no final todos fiquem satisfeitos com o nivel dos seus pronunciamentos.
Prometo que jamais apagarei um único post e não introduzirei censura.

Um forte abraço
Nuno Amorim

Anónimo disse...

para vcs maturidade é gastar combustivel dos impostos do povo abastecendo 4 viaturas com 28 homens fortemente armado para trazer de volta de como se um espetaculo se tratasse o homem que vcs proprios usaram para matar carlos cardoso.Frelimo oye!ou entao pensam que Monano,paremo ,partido dos ecologistas é que tirou o anibalzinho da cadeia .viva a chegada da nossa peça chave para as campanhas desde 2004

Nunoamorim disse...

Caro Anónimo,
no meu blog terás a oportunidade de escreveres aquilo que pensas sem que sejas censurado.

Amigo anónimo,
Será que a sua mente está tão prostituida a ponto de pensar que são partidos politicis que tiram os reclusos da cadeia?

Será que pensas que partidos politicos tem como agenda matar cidadãos?

Será que o partido que defendes não tem um projecto politico, alem de criticar a Frelimo por tudo?

É engraçado que para voces a Frelimo é responsável por todas coisas más que acontecem em Moçambique.

Mas quando se trata da construção da ponte sobre o Zambeze, da Reversão do Cahora Bassa, a extensão do ensino superior para todas provincias do país, redução do analfabetismo em 10%, cobertura da telefonia móvel em quase todas capitais distritais, acesso a energeia para cerca de 3 milhões de pessoas, eliminação da lepra como problema de saude publica, transformação dos distritos como polos de desenvolvimento...etc, aí os louros ja não são da Frelimo.

Por falta de argumentos voces censuram e a apagam posts nos vossos blog, enquanto que no meu a liberdade será total.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Shirangano disse...

O post, por si só, reflecte que o autor está partidariamente comprometido. O que, à partida, já dá para suspeitar que o mesmo trás água no bico, isto é, trata-se de um post manifestamente interesseiro, ou melhor, corporativo.

Portanto, cabe aos jovens partidariamente descomprometidos, como eu, interiorizarem o texto e fazerem acriticamente a sua própria analise.
Um abraço para ti, meu conterrâneo nacional.

Anónimo disse...

Nuno
1-HCB foi financiado pelo banco BCI e que Guebuza tem participacao

2-A electrificacao do pais esta sendo feita agora e em prejuizo de muitas empresas pela ELECTROTEC ligado ao grupo visa beira,tvcabo e la Guebas tem a maioria das accoes

3-A expansao da telefonia ,por parte da VODACOM se nao sabias guebas foi ofereccido 5% de accoes ,nao cabe na cabeça de nenhum maluco que a vodacom estivese aflita ao ponto de vender apenas 5%

4- Na verdade nao a reducao de alnafabetismo prova disso é que o verdadeiro analfabetismo entrou agora no ensino superior por via dos cursos de extensão da PAGE da UP

5 - A ponte sobre rio Zambweze é resultado da contribuicao publica na verdade ela esta um negocio pois custa 80 MT por carro ,praticamente é a portagem mais cara do pais e vai se rentabilizar ,e cai mal ser chamada Armando Guebuza pois no seu desenho artectonico datada a 1979 ( indice de revisao ) ela chama-se ponte da unidade.
o resto é so discurso .tambem para te actualizar as LAM vai pagar 2 avioes e todos com base no emprestimo a BCI ,banco dos camaradas .

agora se tens duvida sobre a ligacao do partido no Poder e a morte de siba-siba e carlos Cardoso apenas te aconselho a comecar os metodos de pesquisa que aprendeste na faculdade ,afinal ate que sempre foste um discente aproveitavel ,apesar dos seus desejos de sempre ser chefe da turma

Nunoamorim disse...

Anónimo, é saudável essa troca de ideias.
numa coisa concordamos: assistimos a reversão da HCB, a eletrificação é uma realidade no país, a telefonia móvel está a expandir-se num ritmo apreciavel, os motoristas ja não dormem no rio zambeze, o ensino superior expandiu-se por todas capitais provincias, a UNIZAMBEZE e UNILURIO atingiram uma qualidade notável em 3 anos...etc, resultando na melhoria substancial das condições de vida da população moçambicana.

É verdade que o projecto da ponte é datado de 1979 e como esse provavelmente existam milhares de projectos datados de 1900. Mas também é verdade que foi o Governo de Guebuza que assumiu-o como um imperativo nacional e como consequência construiram-na em pouco menos de 5 anos.

Apesar de vários acusações, ainda não vi nenhum articulista que diga que o actual PR nada faz em prol da população, muito pelo contrário.

Nuno Amorim

Nunoamorim disse...

Caro Shirangano,
obrigado por teres passado pelo meu espaço.

Era importante discutirmos o termo "jovens partidariamente descomprometidos". Duvido que existam

Nuno Amorim

Anónimo disse...

Em Moçambique não existe ninguém partidariamente descomprometido.
1. MC Roger-Frelimo
2. Azagaia-MDM
3. Amorim-Frelimo
4. Ivone Soares-Renamo.
5. Carlos Serra-MDM.
6. Voz da Revoluçaõ-Frelimo

Ainda não vi nenhum articulista que seja realmente independente.

Zeca

Joaqum Macanguisse disse...

eu acho que o anonimo que falou de HCB,electrificacao,UP disse muita coisa ,se calhar que perde merito pela forma agressiva ,no meu ponto de vista acho que a governacao de Guebuza teve merito no combate a corrupcao ,passamos a saber defender certos intereces nacionais ,especialmente na relacao entre trabalhadores e empresas nao nacionais ,mas concordo em grande medida o excesso de uso de influencias principalmente em concursos publicos ,e tambem a forma implicita de se obrigar que se seja do partido para tomar posicoes no aparelho de estado ,isto acho ser negativo .prova disso é a figura do antigo PCA dos correiros SR pequenino ,esta provado que é um dos melhores gestores de bem publico que o pais

Joaqum Macanguisse disse...

eu acho que o anonimo que falou de HCB,electrificacao,UP disse muita coisa ,se calhar que perde merito pela forma agressiva ,no meu ponto de vista acho que a governacao de Guebuza teve merito no combate a corrupcao ,passamos a saber defender certos intereces nacionais ,especialmente na relacao entre trabalhadores e empresas nao nacionais ,mas concordo em grande medida o excesso de uso de influencias principalmente em concursos publicos ,e tambem a forma implicita de se obrigar que se seja do partido para tomar posicoes no aparelho de estado ,isto acho ser negativo .prova disso é a figura do antigo PCA dos correiros SR pequenino ,esta provado que é um dos melhores gestores de bem publico que o pais

Nelson disse...

“Mais caricato nisso é o o Deviz Simango entanto que edil da Beira ter se sujeitado ao cumprimento das formalidades prévias, designadamente no dia 10 de Agosto corrente dirigiu um ofício a Ministra do Trabalho, com a referência 295/GP/09, requerendo a concessão de tolerância de ponto no próximo dia 20 por ocasião da comemoração dos 102 da elevação da Beira a categoria de Cidade, tendo sido autorizado pela Ministra no dia 12 do mesmo mês”

Camaradas, O facto de Deviz Simango ter antecipadamente dirigido um ofício à Ministra do Trabalho, requerendo a concessão de tolerância de ponto, mostra claramente que ele conhece a lei e a obedeceu, o resto para mim é uma auténtica “treta”. Uma psicose aguda que obriga as pessoas a se munirem de “lupas” a procura de erros no jovem candidato Deviz Simango.
A ignorância, insubordinação, desconhecimento da lei por parte de Deviz Simango poderemos encontrá-la(se houver) noutros caso mas não foi nesse caso.
Simango limitou-se a anunciar a tolerancia de ponto.

Nunoamorim disse...

"o Conselho Municipal concede tolerância de ponto a todos os trabalhadores desta urbe."

Caro Nelson,
Dizer que o conselho municipal concede significa transcrever um despacho ou limitar-se a anunciar a tolorancia?

Se as coisas funcionaram como relataste, significa que o Daviz quis fazer aproveitamento politico da decisao da Ministra de Trabalho

Kimmanel,
partilho das tuas inquietacoes.

Orgulhosamente Mocambicano
Nuno Amorim

Nelson disse...

”Se as coisas funcionaram como relataste, significa que o Daviz quis fazer aproveitamento político da decisão da Ministra de Trabalho”.
Caro Amorim, penso que se desde o princípio tanto você como o articulista do Autarca tivessem alinhado por essa de “aproveitamento político” por parte de Deviz Simango, eu teria com um pouco mais de facilidade concordado convosco. Nego e categoricamente quando falam de desconhecimento ou desobediência a lei pois mais do que um simples anúncio o importante no comprimento da lei foi oque Deviz Simango fez e bem.
Voltando à questão de aproveitamento político, acho grande mesquinhice que alguém pense que Deviz Simango ganha alguns “lourinhos” atravez do anúncio de tolerância do ponto. O prestígio que esse homem tem foi conseguido atraves de algo mais sério. Quando no fim do artigo o autor do artigo fala da expulsão de Deviz da Renamo por desobediência fica bem claro a mã fé do articulista e o objectivo geral do artigo a saber “desmoralizar” a Deviz Simango diante de leitores incautos e ou ignorantes dos acontecimentos que se deram antes da expulsão de Deviz Simango da Renamo.
Voltando no tempo, acham que Deviz devia ter obedecido àu uma decisão tão estupida como aquela que era de se ter manuel pereira como candidato no lugar de Deviz Simango. Se assim fosse teriamos hoje a Beira nas m~aos de Lourenço Bulha um governante cheio de podres como a própria frelimo descobriu a afastou.
Enfim estamos diante de um jogo de interesses mas n~ao devemos perder a cabeça e deixar-se levar por ânimos exagerados.

Nunoamorim disse...

Nelson,
tas a fazer paralelismo entre a decisão dum partido e uma obrigação emanda por lei?

Por lógica, se o meu partido obrigar-me a uma decisão com a qual não concordo sou livre de não a cumprir e sujeitar-me as sanções impostas pelos respectivos estatutos.

Em relação as obrigações emandas por leis, eu acho que temos que ser mais responsaveis. Todos moçambicanos e instituições devem cumprir as leis existentes na nossa jovem republica, sob o risco de transformar Moçambique numa Somália.
É verdade que algumas leis até parecem não fazer sentido, mas enquanto moçambicanos responsaveis temos que fazer o nosso máximo para cumpri-las.

Nuno Amorim

Nelson disse...

Nuno!
Se Deviz Simango não tivesse enviado o tal ofício ao ministério de trabalho e não tivesse obtido a resposta(favorável) e mesmo assim tivesse anunciado a tolerância de ponto, teriamos todos nós motivos mais que suficiente para falar de ignorância e ou desobediência à lei. Entenda meu caro que Deviz Simango fez o essencial(obteve autorização do ministério de trabalho) e para mim o resto é pura mesquinhice.
Insisto que o autor do artigo quis “ludibriar” os leitores ignorantes ou destraidos ao relacionar a história da tolerância de ponto com o facto de Deviz Simango ter desobedecido(sabiamente) as decisões estupidas da liderança da Renamo.
É como se quisesse dizer: “estão a ver? O Deviz é um desobediente crónico. Desobedeceu a Dhlakama e agora esta desobecer ao ministério do trabalho”.

Nunoamorim disse...

Não tenho tanta certeza se chamaria mesquinhice ou tentantiva te ludibriar, quando um jornal relata uma violação flagrante da lei por parte duma instituição que pretendemos séria.

Meu caro,
o argumento de que o Daviz autorizou a tolerancia do ponto sobre a chancela de que ja tinha um despacho favorável do Minitrab é nulo.

Imagina que tu peças aumento salarial e és autorizado pelo teu superior. Seria rídiculo se depois aparecesses a dizer que autorizaste o teu próprio aumento salarial.

Querer aproveitar-se das decisões dos outros é mostrar falta de carácter.

Nuno Amorim

Nelson disse...

Agora falaremos de falta de caracter por parte de Deviz Simango...

Joaqum Macanguisse disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Joaqum Macanguisse disse...

eu tenho algum conhecimento real sobre as pessoas que participaram activamente na luta de libertacao do pais ,conhece o comportamento e os apitites de varios filhos dos camaradas o que tenho a dizer Nuno o Urias simango é dos poucos que consegiu dar berço aos filhos ,nao sou da MDM mas admiro bastante aos filhos do reverendo ,todos eles batalham para ter a vida positiva ,e por esta razao que Acabou-se com o Mauca Simango em portugal( filho de urias Simango).
acredito que tens amigos que cursaram em portugal procura saber das circuntancias da Morte do Mauca ,procura saber um pouco mais dos atentados sobre o mesmo em festas da comunidade Mocambicana .eu cresci na Frelimo,sou de uma familia super frelimo ,mas ao contrario de muitos jovens que quando mais crescem tornasse lambebotas ,eu quando mais cresco analiso as coisas e me desfaço das coisas negativas do partido ,procuro alguma onestidade de tipo viver por arte ,saber fazer as coisas acontecer .eu acho que a forma que alguns chovens estao a ser preparados politicamente nao ajuda ao desenvolvimento do pais .meu conselho é que comece a ter uma outra forma de estar ,aprendam a usar as vossas maos e cabecas ,sejam de arte em qualquer parte do mundo ,sintam-se que quando sairem de Mocambique a unica dificuldade a ter seja apenas da lingua .agora a lamber bota assim nao sei se estao a aprender mais coisas.aproposito NUNO qual é a tua arte de lhe da dignidade fora da caixa de ressonancia da frelimo.deixe de seguir as pessoas e desenvolva ideias e debates .

desde 24 de julho ate hje apenas te dedidas ao Deviz ,nao escreveste sobre anibalzinho,sobre caso aeroporto,sobre otavio mutemba que sao assuntos tambem de enterece nacional .seja academico por favor.

Joaqum Macanguisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaqum Macanguisse disse...

desculpa pela repeticao ,penso que ha problemas tecnicos ,se possivel remove 2 dos meus ultmos 3 textos pois sao iguais ,desculpa.

Nunoamorim disse...

Caro Kimmanel,
obrigado por teres esclarecido que romoveste o post, porque daria azo para pensarem que censurei.

Meu compatriota,
Parece que estas a confundir a transmissão de um artigo num blog e a sua autoria. Será mesmo que eu tenho a ver com essas dificuldades que estas a ter ou o problema é que o amigo Kimmanel não admite criticas ao Daviz? Essa opinião sobre a Morte do Mauca é mesmo fundamentada? Eu tenho relatos que dizem o contrário. Mas não gostaria de entrar no forúm pessoal ou familiar do Daviz. Acho que foste infeliz ao trazer o assunto do Mauca. Por respeito aos familiares deste jovem é melhor não debatermos esse assunto em público.

Kimmanel,
os dois primeiros artigos que te incomodam foram retirados do blog do Reflectindo e são da autoria do Beirense Manuel Fogão e o último foi retirado do jornal Autarca.
Importa salientar que já postei muitos artigos que não estavam relacionados com a política. Alias, podes confirmar lendo os meus registos.

Paz

Nuno Amorim

Xana disse...

Kimanel

Pára com bajulações infundadas. o Sr acusa os frelimistas de lambebotas mas passa a vida, desde que a blogosfera existe em moçambique, a polir o Daviz Simango e familia como se de um empregado doméstico mal pago e pouco profissional se tratasse. nunca vi um lambebotas e graxista tão desavergonhado que até tem coragem de chamar outros de lambebotas como forma de escovar outrem. .

O seu lambebotismo fica ainda mais acentuado quando diz: "eu cresci na Frelimo,sou de uma familia super frelimo ,mas ao contrario de muitos jovens que quando mais crescem tornasse lambebotas ,eu quando mais cresco analiso as coisas e me desfaço das coisas negativas do partido"

Desfas-se de um partido e parte para outro onde vai continuar o seu lambebotismo. O Sr não serve para nenhum partido no mundo a não ser como um bajulador em fase terminal de uma gripe suina que só serve para cantarolar quando não há mais nada a discutir e para passar o tempo.

Chatos esses caras nem...haja paciência !!!!

OS LAMBEBOTAS DO MDM SÃO OS PIORES LAMBEBOTAS DA NAÇÃO MOÇAMBICANA POIS NÃO CONSEGUIRAM FAZE-LO NA FRELIMO, FRACASSARAM NA RENAMO E AGORA, USANDO DO SEU PROSTÍBULO POLÍTICO A QUE APELIDAM ERRADAMENTE "MOÇAMBIQUE PARA TODOS", ESTÃO A ABRIR AS "PERNAS" DA SUA PSEUDO-INTELECTUALIDADE PARA UM NOVO CLIENTE.

Xana

Joaqum Macanguisse disse...

infelizmente as minha resposta em relacao aos pronuciamentos do xana nao aparece aqui ,pode ser que por razoes tecnicas.
resumidamenet digo que sempre fui pela analise imparcial ,nao sou membro da MDM ,mas apoio os seus ideias e seu nivel de organizacao ate agora.
lamento que o Sr Use o termo Abrir as pernas num blog que provavelmente é bastante visto,peça desculpa aos leitores isso é feio.
Nuno meus parabens pela ultima postagem ,a minha critica é mesmo para isto ,trazer assuntos que todos podemos debater
fui

Nunoamorim disse...

A temperatura subiu, provavelmente enquadre-se no âmbito da pré-campanha sangrenta.

Chamar os outros de lambe-botas é tentativa de limitar o debate. Acho que cada Moçambicano é livre de dizer o que pensa...a riqueza dos nossos debates residem no facto de termos opiniões contrárias.
O mais importante é que não nos chamemos nomes.

Nuno

Joaqum Macanguisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaqum Macanguisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaqum Macanguisse disse...

Camaradas sucessos no blog !retiro me hoje oficialmente e em definitivo dos vossos debates .valeu e acho ter aprendido alguma coisa de voces.
fui

Nunoamorim disse...

Khanimambos pelos comentários que deixaste, volte sempre que puderes.

Nuno

Nelson disse...

Essa de "abrir" as pernas 'e muito reveladora.

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu