segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GERAÇÃO DA VIRAGEM

O presidente Guebuza apelidou, no passado dia 6 de Outubro de 2009, a geração actual que com os seus próprios meios e inspirados nas gerações anteriores, as de 25 de Setembro e 8 de Março, estão a mudar Moçambique.

Uma geração que se engaja na luta contra a pobreza absoluta e é grata por aquilo que o povo lhe dá e busca formas de recompensá-lo. Uma geração que está consciente de que se pode armar de conhecimentos que adquiriu na escola para fazer a sua parte na resolução dos problemas da nação e combate ao espírito de mão estendida.

Para Guebuza, esta geração quebrou o mito de que o Jovem formado só pode ir trabalhar no campo depois de satisfeitas as condições materiais “superfulas”.
Graças a geração de viragem aumentou o número de médicos e magistrados nos distritos, o que contribuiu para o melhoramento qualitativo da administração da justiça e dos serviços de saúde para a população rural.

Sinto-me orgulhoso por fazer parte da geração da viragem.

Nuno Amorim

14 comentários:

Anónimo disse...

Como diz o gabriel Junior,
Moçambique meu país, quem te conhece não te esquece jamais.

Dércio

Anónimo disse...

Será que enquadras o Daviz nessa geração da viragem? O daviz também quer mudar Moçambique.

Abreu

Nunoamorim disse...

Caro Dércio,

realmente quem conhece Moçambique, não o troca por nada deste mundo.
Volte sempre.

Nuno

Nunoamorim disse...

Caro Abreu,

a viragem não se classifica tendo em conta a cor política, mas sim seguindo o seu sentido .

Volte sempre

Nuno

Tomás Queface disse...

A Frelimo esta perto do seu fim como um partido, como um frente politica, como uma organizacao politica. A geracao daqueles que colocaram os seus principios acima dos principios do povo em vivem os ultimos momentos da sua lideranca. Gracas a uma maioria de pessoas que infelizmente eh analfabeta e incapaz de ver a verdadeira face daqueles que se autoproclamam "a forca da mudanca". Nos proximos dias testemunharemos a mais um processo cheio de manipulacoes, fraudes e todo e todas outras formas de violacoes contra a democracia. Mas a frelimo esta morrer. E somos nos a nova geracao de mocambicanos, que iremos matar a frelimo, a mesma que matou e mata o nosso povo com fome, pobreza e corrupcao. A mesma que constroi estradas, postos de saude e que visita os pobres quando quer voto para se continuar a tirar. Hoje o nosso colono nao eh mais aquele pequeno pais europeu, mas sim sao um grupo de pessoas que nasceram aqui, no terceiro mundo mas que andam em carros de primeira linha, compram o pao de cada dia no pais vizinho e eh la onde vao quando eles, seus filhos e seus sobrinhos estao doentes. Somos escravos de nossos irmaos. Mas essa escravidao esta proximo do fim.

Anónimo disse...

Aquando da luta pela libertacao nacional existiram os Urias Simango, Lazaro Kamandame, Joana Simeao, etc, etc.
Por isso, eh natural que quando estamos envolvido na luta contra a pobreza absoluta surjam pessoas como Tomas Daniel.

Continue na sua linha Thomas, o seu enquadramento historico esta garantido. A linha dos Judas, dos Simangos, dos Nkavandames tem de ter continuidade.

Gabriel

Nunoamorim disse...

Caro Tomas,
Bem vindo ao meu espaco.

Eh legitimo pensares assim...igualmente tens que aceitar que maior parte da populacao mocambicana tem um pensamento diametralmente oposto ao seu.
O facto da Frelimo que diabolizas ter ganho em todos distritos de Mocambique, incluindo a cidade da Beira,contraria o seu vaticinio.

Os resultados da eleicoes mostram que a Frelimo esta cada vez mais fortificada. Nunca antes tinha ganho em todo o territorio nacional.

Nuno

Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...

Caro Gabriel,
Foste muito agressivo.

Eh uma forma diferente de pensar e eu respeito.

Gabriel e Tomas,
Lutarei para que tenham sempre a liberdade de dizerem o que pensam sem censura.

Nuno

Cocktail Molotov disse...

E viva a democracia

Anónimo disse...

E o anjo Gabriel quer me convencer que os camaradas verdadeiramente tem a vontade de acabar com a pobreza absoluta? Ja tiveram tempo suficiente e provaram que nao tem capacidade moral e inteligencia suficiente para livrar o pais do estado em que se encontra. Nao eh necessario ser inteligente para analisar a pessima situacao em que o pais se encontra. Eh preciso abrir os olhos e ver.

Anónimo disse...

Anonimo, esse espaco nao sufciente para enumerar um cem numero de obras que os camaradas estao a realizar no ambito do combate a pobreza absoluta.
O simples factos de estares emitires a tuas opinioes livremente e utilizando as mais apuradas tecnologia absoluta significa que ja nao tas na pobreza absoluta.

Abraco,
Gabriel

Nelson disse...

” O facto da Frelimo que diabolizas ter ganho em todos distritos de Mocambique, incluindo a cidade da Beira,contraria o seu vaticinio”

Caro Nuno peço a fonte dessa informação. Oque tenho lido até agora diz que Deviz Simango e o MDM sairão ligeiramente a frente da Frelimona Beira

Nunoamorim disse...

Caro Nelson,
peço desculpas, queria dizer todas Provincia, incluindo a Provincia de Sofala que outrora fora bastião da oposição.

Em relação a Cidade da Beira nota-se que de Outubro do ano passado para ca o Daviz perdeu 12000 votos.

Nuno