segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CAMPANHA ELEITORAL - Em Mecubúri: MDM perde membros

O MOVIMENTO Democrático de Moçambique, MDM, está em apuros no distrito de Mecubúri, província de Nampula, devido ao abandono dos seus apoiantes que se têm juntado a Frelimo, situação que tem dificultado a realização da campanha do seu candidato presidencial, Daviz Simango, para as eleições de 28 de Outubro próximo.


Numa semana, pelo menos três dezenas de apoiantes daquele movimento oficializado em Maio deste ano juntaram-se à Frelimo aonde foram se apresentar igualmente dois membros do Partido da Democracia e Desenvolvimento, por razões que se prendem com a alegada ausência de orientação por parte da cúpula provincial do MDM.

A nossa Reportagem apurou que a apresentação daqueles dissidentes do MDM por parte do partido Frelimo em Mecubúri está agendada para amanhã, num acto em que se esperam surpresas porquanto circulam rumores de que membros e simpatizantes da Renamo pretendem mudar a sua filiação para se juntar à formação política no poder.

No entanto, Flauzinho Manuel, coordenador da campanha eleitoral do MDM em Mecuburi, acusa a Frelimo de aliciar os apoiantes do movimento de Daviz Simango, acrescentando que os cerca de trinta que desertaram semana passada são o exemplo do trabalho do partido no poder visando reduzir os seus adversários políticos à insignificância.
“Por outro lado, eles ameaçam por exemplo reprovar os jovens alunos que constituem uma forte expressão do MDM, e como eles não querem esbanjar o esforço realizado durante o ano lectivo por questões partidárias optam por desertar e juntar-se à Frelimo ou dedicar-se exclusivamente aos estudos”- lamentou Flauzinho Manuel.

O político salientou que a campanha eleitoral do seu movimento em Mecubúri pode ficar suspensa definitivamente a qualquer momento, “porque o número de dissidentes do MDM poderá subir nos próximos dias, uma vez que os cerca de trinta dissidentes são apenas da sede distrital e ainda não fizemos a monitoria nos postos administrativos de Namina, Milhana e Muite, onde existem brigadas destacadas para conquistar a confiança do eleitorado local”.

O MDM iniciou a sua “caça” ao voto em Mecubúri com cerca de duas semanas de atraso, prometendo melhorar o sistema de saneamento e de abastecimento de água potável, promoter oportunidade de emprego para os jovens nos sectores da indústria, além da construir uma linha de média tensão de energia eléctrica da rede nacional ao distrito, caso o seu candidato presidencial, Daviz Simango vença as eleições presidenciais.

Fonte: Noticias, Maputo, Terça-Feira, 6 de Outubro de 2009

Explicação dada pelo Coordenador do MDM é típica de pessoas que perderam o controlo...ou melhor, dos que culpam sempre o chão quando não sabem dançar

12 comentários:

Anónimo disse...

Todos partidos tem feito um enorme esforço para demostrar deserções.

MDM recolhe da Renamo, Renamo da Frelimo e Frelimo diz que recolhe dos 2.

Será verdade ou é mais uma manobra eleitoral?

Bento

Nunoamorim disse...

Caro Bento,
obrigado por passares pelo meu espaço.

Associo-me as tuas inquietações.

Nuno Amorim

Anónimo disse...

que valor tem um membro que deserta a menos de 20 dias das eleicoes ?unica coisa que poderia influenciar neste exacto momento seria o manifesto de cada partido ,logo no campo achas que as pessoas que desertam ou da Frelimo ,ou da MDM ,ouda Renamo estao fazendo por ter visto lgum manifestou? mesmo nos que estamos na cidade ,com diplomas fies ou nao achas que em numero acima de 5% temos nocao geral dos manifestos dos partidos que apoiamos .Ontem vi na STV um membro que diz que esta a 9 meses na renamo e esta desertando a Frelimo .achas que isto tem logica? aonde estava antes da renamo isto e a 10 meses atras

Nunoamorim disse...

Caro Anónimo,
so daria valor a essas deserções se elas fossem em função da capacidade de mobilização ou aderência ao manifesto eleitoral.
Ou ainda, se fosse deserção de membros com preponderancia politica.

Nuno

Chauque disse...

caro Nuno Amorim, acompanhando os comentarios no blogue do AKM, vi muitos posts falando de si ,para provar o que dizia postou o endereço do teu blogue:

e eu pessoalmente confirmei a verdade, QUE TENS UM BLOGUE DEDICADO AO MDM, E ESPECIAL AO ENGENHEIRO DAVIZ SIMANGO. os meus parabens pela iniciativa

2- o que tens em falta sao as fotos sobre o MDM, Daviz S.já agora tens o manifesto'?
abraço e bom fim de semana

Nunoamorim disse...

Caro Chaúque,
disseste bem, é meu blog.
A responsabilidade sobre a linha editorial do meu blog é totalmente minha e eu assumo a responsabilidade de tudo quanto escrevo.
Nunca enganei aos meus leitores, ou seja, não disse que seria um blog dedicado a culinária para depois postar artigos inteiramente políticos.

O meu blog não é dedicado a nenhum partido ou candidato. Infelizmente tenho postado mais sobre o MDM porque é um partido que tentou enganar a opinião pública.
Como cidadão minimamente esclarecido senti que tinha a responsabilidade de ajudar a desconstruir a estratégia de vitimização do MDM.

Força, boa semana

Nuno

Chauque disse...

caro Nuno Amorim, sempre que puder passarei por aqui, para troca de pontos de vista, tens uma missão muito difícil de esclarecer o publico que o MDM esta enganado,é muito engraçado que a Renamo não interessa a ninguém escrever sobre ela,a novidade é o MDM, só demonstra atenção e o incomodo que causa a certos Partidos e seus membros,já imaginou caro Nuno Amorim que estarias a fazer campanha para o MDM indirectamente???,do que para o seu Partidão??? é que aqui tem quase toda informação actualizada sobre o MDM, do que no próprio site do MDM, é mais fácil vir par aqui e actualizar me sobre o MDM do que visitar o próprio site do MDM que esta desactualizado, obrigado pela gentileza, ate mais e no dia 28 o MDM terá enganado muita opinião publica, pena não puder esclarecer todos

respeito o seu ponto de vista é o teu direito

Chauque disse...

PS:a FRELIMO perdeu membros em Nampula para o MDM, assim que puders podes actualizar a informação quanto a perca dos membros da FRELIMO para o MDM,
fonte: @verdade online

Joaqum Macanguisse disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...

Caro Chauque,
A campanha vai ao rubro...tenho fotos do comicio orientado pelo Daviz no tal comicio onde desertaram membros da Frelimo e garanto-te que estavam menos de 200 pesoas, um numero vergonhoso se tivermos em conta que eh o maior circulo eleitoral. Se os cartoes nao forem os tais que desapareceram misteriosamente da sede do partido em Nampula, entao assumo que conseguiram mobilizar alguns jovens.
Qual eh a sua opiniao relativamente ao apelo do ex-presidente do municipio de Nacala Porto no sentido de orientar a todos para que votem na Frelimo e no Presidente Guebuza?
Nuno

Chauque disse...

o apelo feito pelo ex PRESIDENTE DO Municipio de Nacala Porto no sentido de apelar a todos para votarem na Frelimo e no Presidente Gubuza, é normal em democracia, o mesmo aconteceu com Sinbindy, Miguel Mabote, e outros, protanto nao é novidade é um direito.

é nao esqueceremos que o EX do Nacala Porto nao aceitou a ordem dado pelo seu partido para nao entregar o Municipio quando perdeu as eleicoes , porque tem a noçao do estado do direito e tem as suas opinioes pessoais contrarias ao partido, e acho que ele pensou e ponderou ate a dicisão final.

ele fez o que achou bem para ele, nada tenho a criticar ou condenar, e neste tempo de campanha ja notou cara Amorim que ha dança de membros, abraço