terça-feira, 31 de março de 2009

HENRIQUES BONGESSE ELEITO 1º SECRETÁRIO DO COMITÉ PROVINCIAL DA FRELIMO EM SOFALA

HENRIQUES BONGESSE ELEITO 1º SECRETÁRIO
DO COMITÉ PROVINCIAL DA FRELIMO EM SOFALA
Beira (O Autarca) – Henriques Bongesse foi escolhido esta madrugada 1º Secretário do Comité Provincial da Frelimo em Sofala, em substituição de Lourenço Ferreira Bulha, que nos finais do mês passado viu o seu mandato suspenso pela Comissão Política do Partido que alegou procedimentos disciplinares.
A eleição de Henriques Bongesse aconteceu no decurso da primeira conferência extraordinária do Comité Provincial da Frelimo em Sofala no decurso deste ano, e encerra o processo iniciado nos princípios deste mês visando a revitalizacão dos órgãos do partido neste ponto do País.
Bongesse que actualmente ainda ocupa a posição de Administrador do Distrito de Marromeu, é um militante que partiu dos órgãos de base do partido Frelimo há já bastante tempo, tendo igualmente pertencido o exército nacional.

O seu nome já vinha sendo veiculado como o mais provável sucessor de Lourenço Bulha, embora nos últimos dias houvesse quem também defendesse a era da intelectualização da liderança da Frelimo em Sofala, depois da eleição semana passada do Professor Doutor Jó Capece para o cargo de 1º Secretário do Partido ao nível da Cidade da Beira. Contudo, o facto de tanto Capece quanto Bongesse ambos pertencerem a etnia Sena, não fugiu aos comentários que já davam conta da intenção dos órgãos superiores do partido de massenizar a sua liderança em Sofala, para contrapor a influência que a oposição goza no seio dos Ndaus. Nas suas primeiras declarações à imprensa, o novo 1º Secretário da Frelimo em Sofala, Henriques Bongesse, reconheceu que a missão que se lhe espera constitui um desafio grande. No entanto, minimizou defendendo que com o apoio incondicional de todos os membros e militantes do partido tal desafio poderá ser menor.

Entretanto, o anterior 1º Secretário Provincial da Frelimo em Sofala, Lourenço Ferreira Bulha, solicitado pelo nosso jornal a pronunciar-se em relação a sua substituição por Henriques Bongesse, disse não ter qualquer comentário. Lourenço Bulha, embora a sua retirada do cargo tivesse sido decidida pela Comissão Política, num ambiente que certamente o deixou marcado, a semelhança dos restantes membros do seu secretáriado afectados pela medida, tem se revelado um homem firme e comprometido com os princípios da Frelimo._ (Redacção)
Autarca, 31 de Março de 2009

Adenda: O último paragrafo fez-me reflectir relativamente a maturidade dos membros da Frelimo. Lourenço Bulha, embora suspenso, continuou a apoiar incondicionalmente o seu partido. Na Frelimo os membros sabem que não é necessário estar num cargo de direcção para executar as actividades dos membros. Marcelino dos santos e Mariano Matsinha são disso o exemplo.
Recordo-me que Daviz Simango fundou o próprio partido por ter sido proibido de concorrer ao cargo de Presidente do Município. Esta atitude provou a falta de disciplina partidária e excesso de ambição; ou seja, não estava na Renamo por comprometimento com os seus princípios, mas sim por ambição de alcançar a liderança do partido para depois candidatar-se a Presidência da República.

3 comentários:

Anónimo disse...

A Frelimo é um partido organizado. Sentiu que a sua máquina não estava afinada e não se fez de rogada.
É a velha máxima de que a vitória prepara-se, a vitória organiza-se.
Enquanto uns estão preocupados com digressões pelo estrangeir ou localizar fraudes, a Frelimo ja está a trabalhar rumo as eleicões de 2009.

André Macanga

Nelson disse...

Oh Nuno Amorim!
Estava hoje “vasculhando” a blogosfera e passando pelo “voz da revolução” dei pelo teu blog. Quero aproveitar esse breve instante para parabenizá-lo

Nunoamorim disse...

Obrigado