quarta-feira, 18 de março de 2009

Edson Macuácua
Edson Macuácua

MDM: um partido atípico - considera Edson Macuácua

O MOVIMENTO Democrático de Moçambique (MDM), recentemente constituído na cidade da Beira, é um partido atípico e deve ser reduzido à sua própria insignificância – considera Edson Macuácua, Secretário do Comité Central da Frelimo para a Mobilização e Propaganda.
Maputo, Terça-Feira, 17 de Março de 2009:: Notícias

Reagindo ao surgimento desta formação política, Edson Macuácua, que é igualmente porta-voz da Frelimo, recusou aceitar que o MDM se trata de um novo partido, justificando que o mesmo não é constituído por novos actores políticos, mas sim por elementos activos dentro da estrutura de um outro partido – a Renamo. Acrescentou que o MDM não apresenta novas ideologias senão o ódio e vingança, características típicas da Renamo.

É, pois, um partido com génese patológica que resulta da cisão e divisão no seio da Renamo. É por isso constituído maioritariamente por desertores políticos movidos por uma ideologia do ódio e da vingança, explicou Edson Macuácua, vincando que se trata por isso de uma organização atípica.

Recusou-se igualmente a assumir que o MDM seja uma força política repleta de quadros, afirmando que se assim o fosse não teria dificuldades em preencher todos os lugares previstos na composição dos seus próprios órgãos previstos nos estatutos. O MDM não conseguiu, durante a sua assembleia constitutiva, eleger um secretário-geral de confiança, concentrando estas funções à figura do respectivo presidente, Daviz Simango.

De acordo com o porta-voz da Frelimo, o MDM é uma organização atípica, pois está virada mais para o estrangeiro do que propriamente para os moçambicanos.

Logo após a sua constituição, os seus líderes trataram de viajar para a Europa a fim de se apresentarem, ao invés de o fazerem internamente, ou seja a fim de o fazerem nas províncias, distritos e localidades. Este MDM está virado a desígnios externos, pelo que não constitui nenhuma ameaça política hegemonia política da Frelimo. Mal se constituíram foram à Europa apresentar-se junto dos seus aliados, denunciou Edson Macuácua.

O porta-voz da Frelimo indicou igualmente que os membros da Renamo e do MDM são os mesmos, havendo, no entanto, cinco categorias. A primeira é dos membros que são formalmente da Renamo e materialmente do MDM; a segunda, dos formalmente do MDM e materialmente da Renamo; a terceira, dos formalmente da Renamo e do MDM; a quarta, dos materialmente da Renamo e do MDM e a quinta dos desertores dos diferentes partidos.

De acordo com Edson Macuácua uma das provas inequívocas desta afirmação é que Daviz Simango viajou para a Europa a fim de se apresentar aos seus aliados acompanhado por dois membros activos da Renamo, nomeadamente Ismael Mussa e Agostinho Ussore, ambos formalmente da Renamo e materialmente do MDM. Refira-se que Mussa e Ussore são deputados da Assembleia da República pela bancada da Renamo-UE.

Isto mostra que não estamos em face de um novo partido nem de um partido político novo. Estamos sim, perante uma cisão, ruptura e divisão dentro da própria Renamo, o que conduz à existência de duas Renamos: uma liderada por Afonso Dhlakama e outra por Daviz Simango, com o vestido do MDM, referiu Edson Macuácua, acrescentando que o acto novo que aconteceu, no meio de topo este cenário, é meramente formal e que consistiu na instituição de um movimento de dissidência no seio da Renamo, o que já era indisfarçável.

Interrogado sobre se o MDM não era ameaça para a Frelimo, Edson Macuácua respondeu que os percursores deste movimento estiveram antes juntos em torno da União Eleitoral para derrubar o partido no poder, através da coligação com a Renamo.

Unidos fracassaram. Hoje nada nos pode levar a crer que desunidos podem derrubar a Frelimo. Não há força adicional que pode resultar da desunião entre eles. Antes pelo contrário, a fragmentação entre eles fragiliza a sua actuação. Estamos na verdade num processo de auto-flagelacão da Renamo, considera Edson Macuácua, vincando que a mesma Renamo esteve unida com um grupo de aliados contra a Frelimo e hoje se encontra publicamente dividida em dois pólos irreconciliáveis.

Quanto ao conteúdo político do MDM, Edson Macuácua disse ser basicamente constituído por uma ideologia do ódio e de vingança, o que não ajuda a construir o país.

“A composição do próprio MDM confunde-se com o somatório de desertores movidos por interesses obscuros e por forças centrífugas”, considerou.

Quais são as mais valias do MDM?
1. Maria Moreno-perdeu as eleições autárquicas de 2003 e foi humilhada nas ultimas autárquicas. Foi humilhada num município onde os pais são os mais influentes da zona. Nao conseguindo mobilizar na propria terra, onde mobilizara? Provavelmente na internet.
2. Eduardo Namburete-foi humilhado pelo David Simango. Recordo-me do painel que dizia vota Dr. Eduardo Namburete, a mostrar claramente o elitismo. No entanto o Dr foi copiosamente derrotado pelo prof primário.
3. Ismael Mussa-excelente para criar confusões onde esta envolvido. Que o diga a DSS da UEM. Dou um ano para começar a fazer confusão no MDM.

Quando aderiram a Renamo disseram que eram uma mais valia porque eram académicos, no entanto os resultados das ultimas eleições presidenciais e legislativas mostraram o contrário. Ao invés de ganhar ou aumentar o numero de assentos, a Renamo foi copiosamente derrotada pela Frelimo.

É muito estranho que no meio dos Geraldos Carvalhos, grandes impulsionadores do MDM, o Daviz tenha optado por viajar para Europa com pessoas alheias ao MDM. Provavelmente isto encaixa-se no rumor segundo o qual o deputado da Renamo Ismael Mussá será o Secretário Geral do MDM

Igualmente é estranho que antes do Daviz ir apresentar-se ao povo Moçambicano tenha optado pela digressão pela Europa. Provavelmente o MDM foi criada para cumprir agendas externas.

2 comentários:

amos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amos disse...

Quando começou o projecto do MDM, eu fui umas das pessoas que realmente acreditou.
Estava a imaginar um Moçambique diferente, um Moçambique onde as pessoas não eram valorizadas em função da militancia politica, em funçao do nepotismo, tribalismo ou outros elementos subjectivos.
A composição do Conselho Nacional e o protagonismo que os membros da Renamo têm está a deixar-me completamente decepcionado.
Vejo que é uma continuação da Renamo, nos que não nos identificávamos com a Renamo não temos espaço.
Como havia Unita renovada, o MDM parece Renamo Renovada

Mario Muchine