quarta-feira, 10 de março de 2010

MUNICÍPIO DE DONDO CONSIDERADO MELHOR DO MUNDO

Pelo Comité Internacional de Avaliação dos Municípios.
O Conselho Municipal da Cidade de Dondo, na província de Sofala, foi eleito o melhor a nível internacional, pelo Comité Internacional de Avaliação dos Municípios.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Dondo, simultaneamente dirigente da Associação Nacional dos Municípios de Moçambique, Manuel Cambezo, a autarquia que dirige foi distinguida, em Dezembro último, num acto que teve lugar em Marrocos, país que acolheu a cerimónia de apuramento. Desta vez, Dondo destacou-se num concurso que contou com a concorrência de mais de 40 cidades de diferentes países do mundo.
A distinção, segundo Cambezo, surge em reconhecimento do bom desempenho das autoridades municipais e dos próprios munícipes na busca de soluções para os problemas que assolam as populações daquele ponto do país, através da governação participativa.
“O envolvimento das comunidades colocou as populações a participarem de forma activa na troca de opiniões com as autoridades municipais, em busca de soluções mais adequadas para todo o tipo de problemas que afligem os munícipes”, congratulou-se Cambezo.
O edil do Dondo, citado pela AIM, revelou que o caminho para esta distinção começou a desenhar-se logo no primeiro mandato, altura em que a edilidade pôs em prática a governação, tendo granjeado a simpatia de municípios de outros países da região e do mundo, o que valeu a sua participação em encontros de troca de experiências.
É assim que o município de Dondo participou em conferências internacionais de troca de experiências que tiveram lugar em Moçambique, Zimbabwe e Brasil.
Em paralelo, o município de Dondo recebeu peritos internacionais que tencionavam avaliar o trabalho que estava a ser desenvolvido, facto que culminou com a atribuição deste prémio que, segundo Cambezo, representa muita responsabilidade.
“Esta distinção é um grande desafio e um feito de grande orgulho, que nos impele a engajarmo-nos mais no trabalho, aperfeiçoando cada vez mais as experiências, estratégias e metodologias de trabalho”, disse Cambezo.
Fonte: pais online, Quarta, 10 Março 2010.

Ps. O Município do Dondo está sendo gerido pelo veterano da Luta de Libertação Nacional Manuel Cambezo.
Cambezo não tem formação superior…isso prova que não precisa ser Doutor ou Engenheiro para dirigir uma instituição do estado. O mais importante é que a pessoa tenha integridade e vontade de servir ao povo.
Espero que não tenha feito o espectáculo gratuito de mobilizar a população para ir ao aeroporto receber o prémio, a semelhança do que era feito pelo Edil vizinho.

1 comentário:

Rose disse...

Olá...quero conhecer seu país, especialmente as cidades de Beira e Dondo.
Podemos iniciar um contato?