sexta-feira, 1 de maio de 2009

AINDA SOBRE A GRIPE A

Sintomas e diagnóstico da gripe A “suína”
Saiba quais os sintomas da gripe suína e as principais recomendações.
A DGS recomenda a viajantes que se desloquem para regiões afectadas
- Lavagem frequente das mãos, com água e sabão, para reduzir a probabilidade de transmissão da infecção.
- Cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, usando lenço de papel sempre que possível.
-Utilizar lenços de papel, que devem ser de uso único, depositando-os num saco de plástico que deve ser fechado e colocado no lixo após utilização.
- Limpar superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas) com um produto de limpeza comum.
- O cumprimento destas indicações é muito importante igualmente em crianças.
SINTOMAS
Febre repentina, mais de 38° C., tosse intensa, dor de cabeça e de articulações intensa, falta de apetite, congestionamento nasal e mal-estar geral.
DIAGNÓSTICO
Através de um "exame clínico detalhado", que analisa secreções de nariz e laringe durante as primeiras 24-72 horas, e de sangue para identificar anticorpos.
TRATAMENTO
Nos casos confirmados, as autoridades mexicanas fornecem os antivirais Oseltamivir e Zanamivir, mas sob estrita supervisão médica já que são fórmulas «de uso delicado» e uma má aplicação «não está isenta de efeitos secundários».
MEDIDAS PREVENTIVAS
Usar máscaras sanitárias. Não apertar a mão, não beijar ao cumprimentar uma pessoa, não partilhar alimentos, arejar casas e escritórios, permitir a entrada de luz solar, manter limpas as casas-de-banho e cozinhas e os artigos de uso comum, como telefones, brinquedos, etc.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que estamos a nos preocupar mais com essa gripe do que coisa que realmente estao a matar, este é so um comentario do e-mail que recebi hoje e que quero partilhar convosco.

Segundo mo e-mail, citando a OMS:

"90 people get the Swine Flu and everybody wants to wear a mask. A million people have AIDS and no one wants to wear a condom."


Ou seja


"Apenas 90 pessoas contrairam gripe suína e todo mundo quer usar mascaras, porém, milhões de pessoas tem SIDA e ninguem quer usar perservativo."

Nunoamorim disse...

Comentário inteligente, no entanto todo cuidado é pouco.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim